domingo, 12 de fevereiro de 2012

Musimídia da Semana

Opa! E é nesse clima de fim do mundo, 2012, que o Musimídia da Semana deste ano começa! Hehehe!

O que vocês acham? Acham que o mundo vai acabar esse ano mesmo? Acham mesmo que tudo o que conhecemos hoje vai se extinguir em dezembro de 2012, como foi previsto pelos Maias? Se quiserem opinar neste post, fiquem à vontade, mas pessoalmente, acho que não vai acabar. Creio que muitas mudanças vão acontecer no planeta, mas não acredito que ele vá se acabar. Nós é que vamos nos extinguir se não agirmos de maneira inteligente, tentando proteger o meio ambiente o máximo possível e tento respeito e amor ao próximo. Papinho religioso ou moralista? Creio que não... Basta olhar a sua volta e perceber que a maioria dos problemas ao nosso redor estão em decorrência da falta de respeito com a natureza e com o próprio ser humano. O egoísmo, a falta de educação, ganância e todas as coisas ruins que vemos são derivadas da enorme falta de respeito até com nós mesmos, pois tudo é cíclico e o que nós fazemos aos outros (ou a alguma coisa), volta para nós. Deixo a reflexão para quem quiser meditar sobre o assunto.

Enfim... Voltando ao assunto, a humanidade parece ter um amor à desgraças. Sim. Há pessoas que devotam suas vidas à desgraça como alguns filósofos, que tomam o significado da vida pelo lado negativo e acha que a vida é uma desgraça... Estudiosos... Músicos e até pessoas comuns.

Uma vez, teve um acidente de carro perto daqui de casa e como estava chegando em casa, passei pela praça e vi a batida. Foi quando escutei duas senhoras, que chegaram para alguém que já estava observando o acidente há mais tempo e perguntaram:

- Alguém morreu? -  e a pessoa respondeu:
- Não. Só o carro que quebrou, alguns ferimentos leves, mas estão todos bem.

E elas foram embora, fazendo cara de desapontamento!!! Ou seja: se as pessoas tivessem morrido, elas iriam para suas casas ou contariam "Vi um acidente onde todo mundo morreu" como se essa notícia fosse algo excelente de se espalhar por aí e elas fossem "repórteres desconhecidas" e achariam bom, mas como todo mundo saiu vivo, elas foram embora e não viram mais graça em espalhar a desgraça!!!

Mas peraí! Por que todo esse papo de coisa ruim? Que Musimídia funesto é esse?

É porque este post é dedicado a uma música em especial, com inúmeras versões e muito admirada por muitos, inclusive por mim: Dies Irae!

Dies Irae, do latim, significa "Dias de Ira" e é a parte da Missa do Réquiem (Missa rezada aos mortos) em que fala do apocalipse.


Na maioria das vezes, as músicas com este nome são extremamente dramáticas e têm atmosfera muito densa e não é para menos. Obversem a letra em latim com a tradução abaixo:

"DIES IRAE

Dies iræ! Dies illa!
(Dia de Ira, aquele dia)
Solvet sæclum in favilla
(Em que os séculos se desfarão em cinzas)
Teste David cum Sibylla!
(Testemunham David e Sibila!)

Quantus tremor est futurus,
(Quanto terror haverá no futuro,)
quando judex est venturus,
(quando o Juiz vier,)
cuncta stricte discussurus!
(para julgar a todos irrestritamente!)"


Acredita-se que a poesia foi escrita por Tomás de Celano durante o século XIII e ela descreve o dia do julgamento final, como diz o Wikipédia, "onde o último trompete invoca as almas perante o trono de Deus, onde aquelas que forem salvas serão devolvidas e as não salvas serão lançadas nas chamas eternas".

A poesia foi muito admirada pelos compositores e utilizada em várias composições Clássicas, Românticas e até contemporâneas. Do Classicismo, podemos citar o "Dies Irae" da Missa do Réquiem de Mozart (abaixo).


Já do Romantismo, podemos citar a super-dramática composição de Verdi.


E de composição contemporânea, temos a música de Karl Jenkins.



Entre essas músicas, as mais famosas e mais tocadas nos filmes são as de Mozart e de Verdi. O Dies Irae de Mozart pode ser ouvido na animação da Pixar, Os Incríveis.

Uma coisa interessante de se reparar nessas músicas é que a atmosfera densa delas fazem você imaginar como seria o fim do mundo com esse fundo musical... Pessoas correndo... Prédios sendo destruídos... O céu escurecendo e larva brotando do chão e destruindo tudo... Quem não teve essa experiência de criar cenas enquanto ouve uma música, sugiro que faça isso. É bastante interessante e cada um vai ter uma imagem individual do apocalipse ao ouvir alguma dessas músicas.

Pois é... Quando falo que a humanidade gosta de desgraça, eu não me excluí disto. Hehe!

Outro "Dies Irae" muito interessante e que conheci esses dias foi dos compositores japoneses Yoshihisa Hirano e Hideki Taniuchi para o anime Death Note, que é tambem muito interessante e fala de um caderno dos deuses Shinigamis (deuses da morte) e que decide quando, como e quem morre: basta saber o rosto da pessoa e o nome dela para escrever no caderno. Um deles simplesmente se cansou da "vida" em paz e tranquilidade e lançou o caderno no mundo dos humanos. O caderno foi parar justamente nas mãos de um estudante bonito e genial chamado Raito, que também está entediado com sua vida perfeita, mas ao ter o caderno em mãos, se dá conta do poder que possui e então, assassina todos os criminosos, querendo fazer justiça à sua maneira, entretanto, o poder o corrompe e ele acaba se transformando no Kira, um assassino temido por uns e adorado por outros. É um anime policial muito inteligente! Recomendo!


É incrível como a mente humana é capaz de criar músicas tão belas e épicas com um tema em que todos temem e ninguém sabe como vai ser, que é a morte e o fim do mundo...

E é isso aí! Espero que tenham gostado do Musimídia Apocalíptico da Semana!

Até a próxima!

0 comentários:

Postar um comentário