A abertura ocorre no museu Câmara Cascudo e nos dias subsequentes no auditório da Secretaria de Educação a Distância (SEDIS). O evento é aberto à comunidade acadêmica e ao público em geral e marca a reabertura do Museu Câmara Cascudo, que estava fechado ao público para reforma.
Segundo os organizadores, a edição deste ano vem consolidar um espaço de discussão e produção de conhecimento sobre temas relacionados às culturas tradicionais, em que a oralidade ocupa um lugar fundamental.
O evento tem a participação pesquisadores brasileiros e estrangeiros de diversas áreas, como Letras, Linguística, Antropologia, História, Artes, Design.
Ainda segundo os organizadores, o evento pretende ainda explorar as permanências, transformações, interpretações e representações associadas às culturas tradicionais, através de abordagens contemporâneas e atualizadas.
Confira abaixo a programação do evento:
29/08/2012 (QUARTA-FEIRA)
Local: Museu Câmara Cascudo da UFRN (Av. Hermes da Fonseca, 1398 – Tirol).
18h30: Abertura oficial do Evento
19h: Conferência de abertura
Prof.ª Dr.ª Idelette Muzart-Fonseca dos Santos (Université Paris Ouest Nanterre La Défense)
A aprendizagem da escuta: da voz à poética
20h30: Abertura da Exposição
Santos: arte popular prodigiosa
Realização: Projeto Vernáculo (Departamento de Artes e Museu Câmara Cascudo da UFRN)
Exposição aberta até 28/09/2012
2ª à 6ª feira, 13h-17h30
29/08/2012 (QUINTA-FEIRA)
Local: Auditório da SEDIS/UFRN (ao lado da Capela do Campus Universitário)
8h30-12h: 1ª Sessão de Trabalhos
Tema: Narrativas populares para a infância
Coordenação: Profa. Dra. Tâmara Abreu (UFRN)
Prof.ª Dr.ª Cilza Bignotto (UFOP)
O pinto sura: um conto popular recontado por Monteiro Lobato
Prof. Dr. Lourival Holanda (UFPE)
De La Fontaine a Lobato: fábula e formatação mental
Prof.ª Dr.ª Mathilde Levêque (Université Paris 13)
Tous les enfants ne lisaient pas la comtesse de Ségur et Jules Verne : l’exemple de Mame, éditeur pour la jeunesse au XIXe siècle
Prof.ª Dr.ª Tâmara Abreu (UFRN)
O Sacy (1921) e Baba-Yaga (1932): tradição popular e modernidade no livro infantil
14h-17h30: 2ª Sessão de trabalhos
Tema: Literaturas da voz
Coordenação: Prof. Dr. Marcelo Amorim (UFRN)
Prof. Dr. Lucrécio Sá (UFRN)
Cartografia das tradições: traços de permanência e mudança nos benditos populares
Profª Msª Jennifer Cooper (UFRN)
Zona das vozes: o gênero drama norte-rio-grandense
Prof. Dr. Marcelo Amorim (UFRN)
Ecos na voz poética: reiterações no romance de folheto
29/08/2012 (SEXTA-FEIRA)
Local: Auditório da SEDIS/UFRN (ao lado da Capela do Campus Universitário)
8h30-12h: 3ª Sessão de Trabalhos
Tema: Narrativas e saberes tradicionais
Coordenação: Prof.ª Dr.ª Julie Cavignac (UFRN)
Prof. Dr. Flávio Abreu (UFPA)
A dinâmica das paisagens de Belém (PA): memórias, ruínas e imaginário no mundo urbano
Prof.ª Dr.ª Deise Lucy Montardo (UFAM)
Os cantos e as narrativas sobre xamanismo Kaiowa
Ms. Helder Macedo (UFPE)
Título: História e memória indígena no sertão do Rio Grande do Norte a partir das narrativas sobre caboclas brabas
Prof.ª Dr.ª Thaís Brito (UPM)
Narrativas, repertórios e aprendizado: transmissão e práticas das bordadeiras de Caicó/RN
14h-17h30: 4ª Sessão de trabalhos
Tema: Estéticas cotidianas
Coordenação: Prof. Dr. Everardo Ramos (UFRN)
Prof.ª Dr.ª Zoy Anastassakis (UERJ)
Pré-artesanato, proto-tecnologia, pré-design: relações entre projeto e cultura em Lina Bo Bardi e Aloisio Magalhães
Prof. Dr. Olavo Bessa (UFRN)
Artesão, artífice ou operário? O estilo do obreiro e a recente produção de artefatos
Thereza Dantas (Revista Raiz)
Nos caminhos da arte popular brasileira
Prof. Dr. Everardo Ramos (UFRN)
A subversão do popular pelo popular: a arte prodigiosa de Seu Santos
O Colóquio conta com apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), Centro de Ciências Humanas Letras e Artes (CCHLA), Centro de Educação (CE) e do Museu Câmara Cascudo (MCC).
As inscrições podem ser feitas no endereço eletrônico: http://www.sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/inscricoesOnline
Fonte: Boletim UFRN
0 comentários:
Postar um comentário