segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Minicurso de trilha sonora recebe inscrições até dia 28

Nos dias 03 a 07 de setembro, no período vespertino, acontece na Escola de Música da UFRN o minicurso “Processo de criação e desenvolvimento de um produto suplementar na esfera audiovisual: Trilha Sonora em Multimídias”, ministrado pelo compositor Eduardo Camenietzki, do Rio de Janeiro. O curso é uma iniciativa do projeto interdisciplinar Maestro da Escola de Música da UFRN, e faz parte do II Ciclo de Debates do Projeto Maestro. O projeto, desde 2010, promove a discussão sobre a música e a tecnologia e em junho deste ano lançou o seu Metrônomo Virtual, disponível para download gratuito no site do projeto . As inscrições para o minicurso são gratuitas e podem ser feitas até o dia 28 de agosto. Para participar, acesse este endereço.

Será garantido certificado de participação a todos os alunos que obtiverem frequência superior a 75% nas aulas. As vagas são limitadas. Caso o número inscrições exceda o limite, os organizadores do evento farão a seleção dos participantes.

Eduardo Camenietzki é compositor e instrumentista e criou as trilhas sonoras de filmes como “Glauber o Filme-Labirinto do Brasil” de Silvio Tendler. Para TV, criou as peças musicais de abertura dos Telejornais da TV Cultura/SP, executadas pela Orquestra Sinfonia Cultura entre os anos de 1999 e 2003. Para a TV Globo, Camenietzki criou dezenas de temas nas Minisséries “O Tempo e o Vento” e ” Grande Sertão:Veredas”, respectivamente dirigidas por Paulo José e Walter Avancini, além de toda a Trilha Sonora de programas como “Educação para o Trânsito” da mesma emissora. Eduardo Camenietzki criou ainda a Trilha Sonora do Pavilhão Brasileiro na exposição universal de Sevilha Espanha (Expo-92), e atualmente esta no ar com todas as Trilhas da série de programas “Conhecendo Museus” na TVBrasil e Canal Futura. Na Música de concerto, Eduardo Camenietzki é editado pela Stark-Musik da Alemanha e tem contrato com a Koala Records no Japão, tendo sido executado também em países como Israel, França e Inglaterra.

Programa do Mini-Curso

1- Resignificando os paradigmas sonoro-musicais tomando como base as formulações de W. Kandinsky (em Ponto, Linha, Plano) e a prática do assim chamado “Mercado”.

2- Convergência em linguagens e abordagens culturais – estudos de casos e exemplos a serem analisados. Significados e sons.

3- O estudo histórico disponível na área do Cinema e sua importância para aplicação em linguagens audiovisuais. Padronizações.

4- O exercício da criação dirigida e limitada ao fator temporal sobre qualquer outro fator da linguagem ou estilo em Música. Produção.

5- A técnica servindo-se da tecnologia e o interesse vital do sincronismo nas experiências musicais e sonoplásticas nos Multimeios (cinema, vídeo, televisão e games). Pós-produção.


Fonte: EMUFRN

0 comentários:

Postar um comentário