segunda-feira, 31 de outubro de 2011

CD Póstumo de Amy Winehouse


 Amy Winehouse disse adeus aos 27 anos, mas deixou um trabalho inédito aos fãs, que será lançado na Grã Bretanha em dezembro deste ano. De acordo com o jornal britânico “The Sun”, que também divulgou a capa do disco nesta segunda-feira, o trabalho reúne 12 faixas, entre elas uma versão do clássico “Garota de Ipanema”.
O pai da cantora, Mitch Winehouse, afirmou ao tablóide que chorou muito ao ouvir o CD e que muitas músicas foram inéditas até para ele. “Passei tanto tempo correndo atrás de Amy que nunca tinha percebido como ela era realmente um gênio. Foi só quando sentei com o restante da família e ouvi esse disco que eu consegui apreciar por inteiro o tamanho do talento dela”, disse.

Ele continua: “Dos standards do jazz até as músicas de hip-hop, deixaram-me sem fôlego. Uma das músicas novas do disco, 'Halftime', eu nunca tinha ouvido antes. E é incrivelmente linda”, contou. 

O disco póstumo será lançado no dia 5 de dezembro e 1 libra de cada unidade vendida irá para a Fundação Amy Winehouse, criada para ajudar crianças e dependentes de álcool e drogas.

Fonte: Yahoo





Abaixo, uma das música presentes no CD "Like Smoke", na qual Amy contou com a participação do rapper Nas (à esquerda) que, além de amigo, também nasceu no mesmo dia que Amy (14 de setembro).





I SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO TÉCNICA MUSICAL DE BANDAS FILARMÔNICAS DO RN



 

REGULAMENTO
 
01.Serão disponibilizadas 200 vagas divididas em 9 oficinas.
02. Poderão se inscrever Crianças, adolescentes e jovens a partir de 10 anos, que já tenha no mínimo  01 ano de  prática no instrumento e participe de uma Banda de Música do RN, selecionadas para participar do SEMINÁRIO.03. Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição e enviá-las, para a Coordenação do Seminário, via correio eletrônico;
04. Não serão aceitas inscrições durante o período do SEMINÁRIO. 05. O aluno que não comparecer ao seu respectivo curso ate às 8 horas do dia 26/11/2011
 ( segundo dia do inicio das Oficinas ) perderá o direito a vaga, a qual será redistribuída. Fica a cargo do professor, aceita-lo ou não como ouvinte.06.  O aluno não pode mudar de Oficina durante o Seminário.
07. A Coordenação  do SEMINÁRIO por razões técnicas, se necessário, poderá alterar a programação do Seminário  (horários  de aulas, mudança de local das oficinas etc).
08. Todos os alunos deverão dirigir-se ao local de Credenciamento do SEMINÁRIO, na Escola Estadual Joaquim José de Medeiros de Cruzeta RN  no dia 25 de novembro 2011 entre 08:00 as 10:00 horas, para recebimento do crachá, material e informações gerais. E participar da abertura do SEMINÁRIO;
09. As aulas terão início dia 25 de novembro às 13h 30min10. O uso do crachá SERÁ OBRIGATÓRIO em todas as dependências do seminário (salas de aula , alojamentos, refeitório ). Esta medida terá por finalidade evitar a entrada e circulação nas dependências, de pessoas estranhas ao SEMINÁRIO, sem o devido conhecimento da Organização;
11. O aluno sem CRACHÁ fica impedido o acesso das oficinas, refeitório e alojamento e em caso de perda do mesmo, pagará uma multa de R$ 10,00, pela obtenção de um novo crachá, junto à coordenação do SEMINÁRIO;
12. A coordenação do SEMINÁRIO não se responsabilizará por acidentes, roubos ou quaisquer eventualidades com instrumentos ou outros bens de propriedade dos alunos participantes;
13. A coordenação do SEMINÁRIO, se encarregará de todos os cuidados, quanto a segurança dos participantes, se isentando de qualquer responsabilidade, para quem transgredir as regras da moral e dos bons costumes e deste regulamento.
14. A seleção das Bandas participantes do SEMINÁRIO fica a cargo da coordenação.
15. O seminário nos seus aspectos técnicos será concebido para níveis  básico e médio, ficando a cargo dos professores a devida triagem dos alunos.
16..As vagas serão distribuídas atendendo 01 aluno por naipe de cada banda,  num total de 08 ( oito ) por cada banda
17. As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição verificadas pelo horário registrado na caixa de entrada do email disponibilizado.
18- O curso de regência será destinado apenas a mestres de Bandas de Musica do RN.
 
Das Inscrições
 De 05 a 25 de novembro de 2011Como se Inscrever?01. Pessoalmente: Em Cruzeta,  na sede da Amusic/ Filarmônica 24 de Outubro,de segunda a sábado, das 14 as 17h.) de 05 a 20 de novembro 2011.02. Via Correio eletrônico - Email (seminariodecruzeta25anos@hotmail.com ) Até 22 de novembro de 2011
03. A FICHA DE INSCRIÇÃO juntamente com o REGULAMENTO será enviada diretamente para a Banda através de correio eletrônico – EMAIL.

Das Regras Gerais para  inscrição
 01. Não será cobrada taxa de inscrição
02. Os menores de dezesseis anos que desejam participar do Seminário devem estar acompanhados por um responsável maior de idade participante do Seminário.
07. Os alunos só poderão se inscrever para 01 (uma ) oficina.08. No ato de recebimento dos Crachás, o aluno deverá portar documento que comprove os dados fornecidos e entregar a sua ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada;
09. Cada banda só poderá inscrever um aluno por naipe.num total de 08 ( oito ) por banda
10. O mestre da banda é quem encaminhará a inscrição dos seus alunos para o email: (seminariodecruzeta25anos@hotmail.com )11. Ao solicitar sua inscrição o aluno declarara expressamente que leu esse regulamento, tomou conhecimento e acatará  todos seus requisitos.
12. Ficará a cargo da Comissão Organizadora a ratificação das inscrições, podendo vetá-la se a mesma não se enquadrar nesse regulamento.
13.A ficha de inscrição devera ser preenchida integralmente, com letra de forma legível.
14. Preenchidas o numero de vagas, o aluno terá direito a se inscrever e participar do SEMINÀRIO, sendo  todas as despesas  por conta própria.
 
Dos Alojamentos
 01.Os alojamentos serão nas escolas e/ou ginásio esportivo de Cruzeta.
02. Os menores de dezesseis anos devem estar acompanhados por um responsável maior de idade selecionado no Seminário.
03.É VETADO O ALOJAMENTO PARA MENORES DE 10 ANOS.
04. O aluno deverá trazer seu colchonete, roupa de cama, banho e cobertor.
05. Não será permitido a nenhum aluno entrar ou freqüentar o alojamento do sexo oposto.
06. Será proibida qualquer manifestação sonora nos alojamentos após as 23h, e o acesso as dependências do alojamento será permitido apenas até 00 h.  Após esse horário, será de exclusiva responsabilidade do aluno, o local onde pernoitar, eximindo-se expressamente a direção do Seminário, de qualquer responsabilidade decorrente desse ato.
07. Será terminantemente proibida a presença de bebida alcoólica nas dependências de  salas de aulas, refeitório e alojamentos.
08.  Utilização de medicamentos tranqüilizantes de qualquer espécie só será permitida mediante recomendação medica, validada pela receita médica.
09. Haverá alojamentos distintos e separados para os dois gêneros.
10. A Organização do Seminário, não se responsabilizará por objetos e valores pessoais nos alojamentos.
11.  Os alojamentos deverão ser desocupados até as 5h do dia 28/10/2011 (segunda-feira), e não será servido café da manhã.
   Oficinas                                                                   Cidades Participantes
Oficinas
Numero de vagas
Flauta Transversal
25
Clarineta
25
Saxofone
25
Trompa
25
Trompete
25
Trombone
25
Tuba/ Bombardino
25
Percussão
25
Regência
25
Acari,  Almino  Afonso,Apodi,Caicó  Campo Grande , Carnaúba dos Dantas,     Carnaubais, Fernando Pedroza, Florania, Grossos, Messias Targino, João Dias, Jucurutu,   Parelhas,  Santo Antonio,  Janduis, Jardim do Seridó, São Fernando,São José do Seridó, São Pedro,  São Tomé, Serra Negra do Norte,   Severiano Melo, Tabuleiro Grande, Timbaúba  dos Batistas.


 Oficinas de Sopro (Estudos básicos de técnicas e recursos dos respectivos  instrumentos de sopro . Trabalho de postura embocadura  e  sonoridade. Estudo da respiração aplicado  para os instrumentistas de sopro.  Escalas, articulação, Pratica de musica de câmara. Pratica de leitura musical)Oficina de Percussão/Bateria (Estudos básicos no instrumento. Técnicas  Postura. Gêneros da musica popular.Elementos da escrita especifica dos instrumentos e forma musical. , andamento e dinâmica. Estudo  de leitura, frases rítmicas.  Conhecimento de andamento,  dinâmica e levadas.técnicas de condução e improvisação.Oficina de Regência (objetiva despertar nos alunos os fundamentos da regência, utilizando-se da prática gestual , pontuando aspectos teóricos e práticos, no sentido de reger e gerenciar diversas formações instrumentais, postura, técnicas de ensaio, evolução e diferenças entre regência orquestral e de  Bandas – Conduta ética - social e administrativa; )
                             A Coordenação

 
CURSOS
PROFESSORES
FORMAÇÃO

FLAUTA TRANSVERSAL
Edyelwys  Renner

Técnico/bacharelando/EMUFRN
Tiago Lima
Técnico- EMUFRN


CLARINETA
Fernanda Cristina
Técnico/ bacharel- EMUFRN
Danielly Dantas
Técnico.- EMUFRN- Bacharelando EMUFPA
Anderson Medeiros
Técnico/bacharelando - EMUFRN

SAXOFONE
Paulo Roberto Silva
Técnico/Bacharel -EMUFRN Professor saxofone/clarineta –UERN- Mossoró-RN
Eugenio Graça
Conservatório de Aveiro – Portugal
TROMPA
Dayanderson Dantas
Bacharelando /EMUFRN

TROMPETE
Canindé Sena
Técnico/bacharel/ EMUFRN
Rudson Ricelli
Técnico/bacharelando -/ EMUFRN

TROMBONE
Klênio Barros

Bacharel professor substituto de trombone - EMUFRN
Aglailson França
Bacharel - EMUFMG
TUBA/ BOMBARDINO
Adriano Monteiro

Técnico/bacharelando- EMUFRN
Fernando Luis
Técnico - EMUFRN

PERCUSSÃO
Leonardo Silva
Técnico/EMUFRN
Felipe Eduardo
Técnico/EMUFRN


REGÊNCIA


Jose Roberto Silva
Estudou  regência com os maestros Eleazar de Carvalho e  Isaac Karabtchevsky  Ex -professor de regência do IMWA-RN. Regente da Orq. Sanfônica do RN e da Banda Sinfônica de Natal.
  


       


sábado, 29 de outubro de 2011

Caravana Yujô para o Festival Kanzen 4



Fonte: Facebook

Piauí: Orquestra Sinfônica de Teresina se apresenta com participação da soprano Luana Campos



Neste domingo, dia 30 de outubro, às 19:00h, o Projeto Caminhando e Cantando conta com o concerto da Orquestra Sinfônica de Teresina, com a participação especial da soprano Luana Campos.

A apresentação será executada na Ponte Estaiada em Teresina, Piauí.


Fonte: Facebook

Imagens da Semana

Confiram as imagens que marcaram o mundo da música nessa semana!







 
Fonte: Facebook

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

A bruxa está solta!!!

Confira a programação da semana e fique por dentro dos eventos de Halloween na cidade, com direito à fantasias e muita música!

Visite o link do Movimento Sonoro: http://www.movimentosonoro.com/p/programacao-mensal.html

Gostosuras ou travessuras!

sábado, 22 de outubro de 2011

15 anos de ENEARTE serão comemorados em Natal

O Encontro Nacional de Estudantes de Artes (ENEARTE) é realizado desde 1988 e sediado em uma universidade diferente do país a cada ano. Essa instituição é escolhida na plenária final do ano anterior como escola-sede e trabalha em parceria com a Federação Nacional de Estudantes de Arte (FENEARTE) para a realização do evento. Baseado na tríade: ensino, pesquisa e extensão, pressupostos fundamentais das universidades, o encontro é caracterizado pelo intercâmbio entre os estudantes de nível superior das diversas linguagens artísticas em diálogo com a comunidade e outros participantes do cenário artístico e acadêmico do país. Palestras, apresentações e exposições artísticas, oficinas e discussões são realizadas pelos estudantes, fomentando a arte enquanto conhecimento científico, estético, sócio-econômico e educativo.

Para comemorar os 15 anos de ENEARTE, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi escolhida pela primeira vez como sede do encontro para 2011, durante o XIV ENEARTE, realizado na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Motivados por este desafio, os Centros Acadêmicos de Teatro, Dança, Artes Visuais, Comunicação e Música, o Circuito Universitário de Cultura e Arte e o Departamento de Artes da UFRN unem-se para organizar um evento que terá como tema: 15 anos de ENEARTE : Caldeirão de Identidades.

As linguagens artísticas abordadas serão:
- Arte e Educação;
- Artes Visuais;
- Audiovisual;
- Circo;
- Dança;
- Literatura;
- Música;
- Performance;
- Produção Cultural;
- Teatro.


As atividades desenvolvidas serão
- Palestras;
- Plenárias;
- Oficinas;
- Mesas redondas;
- Mostras científicas;
- Grupos de discussão;
- Grupos de trabalhos;
- Exposições;
- Intervenção;- Apresentações culturais: Shows; performances, peças teatrais, espetáculos de dança e intervenções artísticas em diferentes locais do campus da UFRN e da cidade do Natal;
- Espetáculos circenses;
- Mostras audiovisuais;
- Ato Público: o ato público configura-se num cortejo que marca o encerramento do encontro no qual seus participantes saem às ruas e levam para comunidade externa de forma irreverente a temática do encontro.
- Reuniões do FENEARTE, CONEART E COREART;


HISTÓRICO

A Federação Nacional dos Estudantes de Arte- FENEARTE, formada há 12 anos é a responsável por gerir o ENEARTE. Esta Federação é composta por representantes de entidades de Arte do Brasil e é o órgão máximo de representatividade dos estudantes de arte de nível superior de graduação. Além de promover o encontro, a FENEARTE é responsável por todo tipo de atividade representativa da classe estudantil de arte, realizando atividades pré e pós ENEARTE; o ENEARTE é somente a culminância de todas as atividades anuais da FENEARTE, reunindo o maior número de estudantes de Arte do Brasil por uma semana, realizando diversas atividades e efetivando intercâmbio nacional artístico.

O primeiro Encontro Nacional de Estudantes de Arte – ENEARTE ocorreu no ano de 1988, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), conseguindo ter a participação de aproximadamente 1.200 estudantes. Devido a problemas estruturais, o II ENEARTE só ocorreu sete anos depois ,em 1995, na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

Não foram encontradas informações sobre III e o IV ENEARTES.

O V ENEARTE aconteceu em 1999 na Universidade Federal de Campinas (UNICAMP) Campinas/SP com a temática: “Arte pra que?”

Em 2001 no mês de janeiro São Luiz / MA sediou o VI ENEARTE
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCA) em 2002 realizou o VII ENEARTE com a temática: Arte em ação.

No ano de 2003 o ENEARTE não aconteceu.

Visando dar seqüência ao Encontro e o fortalecimento do Movimento Estudantil de Arte (MEA), a
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) chamou a responsabilidade para si e realizou o VIII ENEARTE no ano de 2004 onde trabalhou o tema: Convivendo com arte e ética.

O IX ENEARTE ocorreu na Universidade Federal do Sergipe (UFS) em 2005 e teve por tema Arte S. A.: pela valorização da Arte.

Em 2006 foi realizado o X ENEARTE na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) tendo como tema Popular e Erudito: Desmistificando Conceitos.

O XI ENEARTE ocorreu em 2007, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o tema Entre o poético e o explicito: discutindo preconceitos.

O XII Encontro foi sediado pela Universidade Federal do Pará (UFPA) em 2008 com o tema Múltiplas intervenções artísticas: arte e cidade na cena contemporânea.

Em 2009 a Universidade Federal da Bahia (UFBA) recebeu o XIII ENEARTE, como tema Radical nas idéias, corajosa nas ações.

O XIV ENEARTE ocorreu na Universidade Federal do Ouro Preto (UFOP) em 2010 com o tema Um olhar transgressor: das origens à atualidade.

E nesse ano de 2011 a XV edição do ENEARTE acontecerá na Universidade Federal do Rio Grande do Norte com o tema: 15 anos de ENEARTE: Caldeirão de identidades.


JUSTIFICATIVA

Do evento:

O ENEARTE que esse ano chega a sua XV edição com o tema 15 anos de Enearte: Caldeirão de Identidades, escolhe Natal, a cidade do sol, para raiar seus quinze anos de atividades no período de 23 a 29 de outubro deste ano, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), cuja delegação, a cada ano, tem participação significativa no encontro com inúmeros trabalhos e pesquisas aprovados. O evento vem a ser o espaço a dar visibilidade ao resultado da produção cultural do movimento estudantil de artes de todo país nesses quinze anos de trajetória e processo, no qual o estudante vem se colocando de maneira atuante enquanto artista, pesquisador e cidadão. Para tanto, há a necessidade da realização de eventos que promovam a interação entre esses estudantes; assim como o levantamento de dados sobre a formação e a produção artística nacional e a sua afirmação no mercado profissional da arte, tanto no que se refere às licenciaturas, como aos cursos de bacharelado.

Com a realização de todas as atividades propostas dentro do ENEARTE, o estudante/artista brasileiro terá a oportunidade de mostrar seus trabalhos, dialogar processos e produzir novos pensamentos nas diversas linguagens artísticas. Todas essas ações se propõem ao enriquecimento da formação acadêmica e abertura de espaços para discussão sobre o novo olhar da sociedade contemporânea, que se apresenta fragmentado e heterogêneo interferindo profundamente nas práticas artísticas desenvolvidas em nosso país. Além disso, o ENEARTE se mostra atento ao papel social, político e cultural que a arte empreende no contexto contemporâneo na história da sociedade; pensando nisso, se torna necessário a mobilização dos estudantes objetivando discutir e agir diante de sua própria realidade que se reinventa a cada ano.
Diante de todas essas necessidades e transformações pelas quais a comunidade acadêmica/artística vem passando, o ENEARTE aparece como um evento fundamental que visa também a interação com a comunidade local, proporcionando acesso á cultura e á arte, colaborando para a formação de cidadãos artisticamente e politicamente conscientes.


Do tema:

O tema: 15 anos de ENEARTE: Caldeirão de identidades propõe uma receita criativa que misture num caldeirão os ingredientes, as temáticas trabalhadas, durante esses 20 anos de encontro na sua 15º: um toque do Popular e erudito, somado pela valorização da arte, contendo Atitudes artísticas, temperadas Entre o poético e o explicito, com um sabor especial de Arte em ação, juntando intervenções múltiplas, convivendo com a arte e ética, com uma pitada de um olhar transgressor, ungido de Arte pra quê? Só misturando para ver no que essa receita vai dar!


Fonte: Blog do ENEARTE

10º Encontro de Clarinetistas na UFRN


A Associação Brasileira de Clarinetistas – ABCL e a Escola de Música da UFRN promovem de 12 a 15 de novembro o X Encontro Brasileiro de Clarinetistas. Durante o Encontro, professores de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Goiás, bem como da Itália, México, Colômbia e Portugal, dividem seus conhecimentos e técnicas com alunos de todo o país. O objetivo do encontro é facilitar o intercâmbio entre instrumentistas, estudantes e admiradores da clarineta, promovendo a divulgação da cultura musical brasileira para instrumentos de Sopro.

Todo ano o Encontro acontece em uma cidade diferente. Na décima edição, sediada pela UFRN, novidades despontam no evento. Uma delas são as master classes simultâneas, onde os professores ministram aula para pequenos grupos de diferentes níveis. Outra novidade são os recitais que ocorrerão em dois horários; Manhã e noite. E repetindo o feito do ano passado, os alunos que desejarem se apresentar, terão espaço aberto mediante solicitação do mesmo, e análise de currículo.

Além dos professores convidados, o Encontro traz ainda o luthier Daniel Tamborin e os grupos Duo Violeta (SP), Trio Allegro – UFCG (GO), Orquestra Potiguar de Clarinetas (UFRN), Roberto Taufic/Gabriele Mirabassi DUO (Itália) e a Orquestra Experimental de Frevos – UFPE. As inscrições para o X Encontro Brasileiro de Clarinetistas podem ser feitas através do link http://10encontrodeclarinetistas.blogspot.com/p/inscricoes.html e custam 30 reais.

Confira abaixo a lista de professores participantes do X Encontro Brasileiro de Clarinetistas.

Jaílson Raulino – UFPE
Gabrieli Mirabasi – Itália
Joel Barbosa, UFBA – BA
Jônatas Zacarias, CPM – PE
Ovanir Buosi – OSESP – SP
Ricardo Freire, UnB – Brasília
Johnson Machado, UFG – GO
Fernando Silveira, UNIRIO – RJ
Sergio Burgani – OSESP/UNESP -SP
Roberto César Pires, UNICAMP – SP
Antonio Saiote, Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo – Portugal
Javier Vinasco, Departamento de Música da Universidade EAFIT – Colômbia

José Garcia Taborda, Fundação Universitária Bellas Artes Medellin Colômbia
Alejandro Moreno, Universidade Autonoma e Escola de Música do Estado de Hidalgo – México


Fonte: Escola de Música da UFRN

Maceió acorda para a natureza com música


 Projeto "Acorde para a Natureza", em Maceio/AL, reúne o contato com a natureza em um picnic e música ao vivo, com repertórios que variam do Jazz à Música Clássica.

O evento é uma realização do Secretário Municipal de Proteção ao Meio Ambiente Ivan Bergson Vaz de Oliveira em conjunto com a prefeitura da cidade e tem, como músicos participantes e convidados, o Cris Braun e o Toni Augusto e banda.


Fonte: Facebook

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Planos Musicais!

Finalmente, depois de um longo período de correria constante, resolvi fazer uma pausa para cumprir o que havia prometido: Postar cifras para flauta doce de acordo com as votações na enquete ao lado.
Como a maioria pediu cifras de Desenhos e Animes... Aí vai:

Os Simpsons

.
DO…MI FA# LA SOL MI DO la
fa# fa# fa# sol
fa fa fa sol sib
sol DO RE FA# FA DO si
mi re# re# re# mi
re# re# re# mi
.
DO…MI FA# LA SOL MI DO la
fa# fa# fa# sol
fa fa fa sol sib
sol DO RE FA# FA DO si
mi re# re# re# mi
re# re# re# mi
.
Obs: As notas maiúsculas são agudas.