terça-feira, 28 de junho de 2011

Educação Musical Escolar

Para quem se interessa em Educação Musical nas escolas, estou divulgando a série Educação Musical Escolar, da revista Salto para o Futuro/TV Escola edição 08/2011. 



 Segundo Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo (Doutor em Educação Musical pelo Royal Melbourne Institute of Technology), a proposta da série Educação musical escolar é basicamente fomentar a discussão sobre a música na escola brasileira. A Lei n. 11.769/08 estabelece que a música é conteúdo curricular obrigatório, o que implica uma série de adaptações por parte dos sistemas educacionais para que tal conteúdo seja devidamente incorporado ao conjunto de componentes já presentes nos currículos escolares. Neste sentido, a proposta desta série Educação musical escolar é também discutir e fundamentar a questão da música na escola, além de contribuir para a implementação da referida legislação nas escolas brasileiras.

Você pode ter acesso ao documento online no endereço:

Abaixo, o texto de apresentação da série, por Rosa Helena Mendonça :

Batuque é um privilégio 
Ninguém aprende samba no colégio 
Sambar é chorar de alegria 
É sorrir de nostalgia  
Dentro da melodia . Feitio de Oração (Noel Rosa)
Sambar, cantar, dançar, tocar um instrumento... Assim é que o Brasil e o povo brasileiro são lembrados, pois nossos símbolos mais fortes, junto com o futebol,  são justamente a música e o carnaval. Essas três manifestações culturais ajudam a identificar o Brasil em qualquer lugar do mundo. Paradoxalmente, o espaço do esporte, da cultura e da arte, nas escolas, ainda não está totalmente garantido, apesar de inúmeras iniciativas ao longo do tempo.
No caso do ensino da música nas escolas, uma demanda uniu professores, pesquisadores e artistas que, juntos, propuseram uma alteração à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.  A série  Educação musical escolar, que a TV Escola apresenta, por meio do programa Salto para o Futuro, é uma iniciativa que se alinha aos objetivos da Lei n. 11.769/08, que torna obrigatório o ensino da música nas escolas, definindo o ano de 2011 como a data limite para a sua implantação. Pedimos, então, licença a Noel para transformar as escolas em lugares de aprender não só o samba, mas os diferentes gêneros musicais que temos o privilégio de chamar de brasileiros, sem deixar de considerar a vasta produção musical da humanidade.
É claro que a música marca presença desde sempre nas escolas, se não nos currículos, certamente no cotidiano de alunos e professores. No entanto, o acesso à formação musical escolar enseja não só a fruição que esta expressão artística permite, mas uma ampliação das possibilidades existentes no campo da música para a formação dos estudantes.
A série, que conta com a consultoria de Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo (UDESC), coloca em pauta temas como a educação musical e a legislação educacional brasileira; a diversidade musical e  suas implicações para o ensino de música na escola; a música nas escolas integrada ao currículo; e a formação de professores de educação musical.
Nos textos que compõem esta publicação e nas entrevistas e reportagens dos programas televisivos, professores e professoras encontrarão possibilidades de reflexão sobre a prática da educação musical nas escolas.
Afinal, num país em que a vocação musical é reconhecidamente um ‘privilégio’, o  cumprimento da Lei  n. 11.769/08 deve ‘soar como música’ aos ouvidos de educadores comprometidos com uma escola criativa e democrática.

Enfim, espero que tenham gostado. Vamos torcer para ouvir essa "música soar".

0 comentários:

Postar um comentário