quinta-feira, 30 de junho de 2011

Buraco da Catita


Já falamos diversas vezes do Espaço Cultural Buraco da Catita e seus eventos. Porém hà algumas semanas tive a oportunidade de ver de perto o movimento, a música e a magia do lugar. Admito que, por alguns instantes, pensei estar no Rio de Janeiro, aquele ambiente alegre me fez lembrar meus amigos e a noite carioca... Me veio aquele sentimento de nostalgia... Enfim, voltei à Natal e fiquei admirando meu colega Chico Bethoven tocar seu sax acompanhado pelo gupo de chorinho enquanto um casal dançava em frente ao "palco". Uma cena mágica. Música boa, músicos bons, lugar agradável com pessoas divertidas que emanavam alegria e paz interior.


Para quem estiver interessado em conhecer o local, que fica na Ribeira, Natal-RN: 
O espaço abre a partir das 19h

 
Por volta das 22h o calçadão externo espaço fica cheio


                                           Grupo de Chorinho
Lebrando que hoje (dia 30/06/11) às 21h:

Anderson Pessoa - Sax
Manoca Barreto - Guitarra
Jr. Primata - Baixo
Cleber Campos - Bateria

Ciclo de debates sobre música italiana - Uma eterna passione

Música Napolitana - Uma eterna passione
Convidado: Gabriel Gagliano, professor da Escola de Música da UFRN
Sábado, dia 2 de julho, na livraria Siciliano, Midway
Entrada franca! 

terça-feira, 28 de junho de 2011

UFSJ abre concurso para professor substituto de violino e viola

A UFSJ (São João del Rey - MG) abre concurso para professor substituto de violino e viola. As provas serão, muito provavelmente, na segunda semana de agosto. O edital estará na página da UFSJ (http://www.ufsj.edu.br/).

O exercício do cargo é de um ano, e a escolaridade mínima exigida é a graduação. O salário é de R$2.130,00 para quem tem o diploma de graduação e, em caso de mestrado e/ou doutorado os valores são maiores.

Como trata-se de um processo seletivo simplificado, as provas são curtas. A primeira é escrita, com duração de 01 hora, a segunda é prática (recital de 15 minutos) e a terceira é didática (dar uma aula de 30 minutos para um aluno - providenciado pela Universidade).

Maiores informações: leonardolacerda@ufsj.edu.br

Educação Musical Escolar

Para quem se interessa em Educação Musical nas escolas, estou divulgando a série Educação Musical Escolar, da revista Salto para o Futuro/TV Escola edição 08/2011. 



 Segundo Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo (Doutor em Educação Musical pelo Royal Melbourne Institute of Technology), a proposta da série Educação musical escolar é basicamente fomentar a discussão sobre a música na escola brasileira. A Lei n. 11.769/08 estabelece que a música é conteúdo curricular obrigatório, o que implica uma série de adaptações por parte dos sistemas educacionais para que tal conteúdo seja devidamente incorporado ao conjunto de componentes já presentes nos currículos escolares. Neste sentido, a proposta desta série Educação musical escolar é também discutir e fundamentar a questão da música na escola, além de contribuir para a implementação da referida legislação nas escolas brasileiras.

Você pode ter acesso ao documento online no endereço:

Abaixo, o texto de apresentação da série, por Rosa Helena Mendonça :

Batuque é um privilégio 
Ninguém aprende samba no colégio 
Sambar é chorar de alegria 
É sorrir de nostalgia  
Dentro da melodia . Feitio de Oração (Noel Rosa)
Sambar, cantar, dançar, tocar um instrumento... Assim é que o Brasil e o povo brasileiro são lembrados, pois nossos símbolos mais fortes, junto com o futebol,  são justamente a música e o carnaval. Essas três manifestações culturais ajudam a identificar o Brasil em qualquer lugar do mundo. Paradoxalmente, o espaço do esporte, da cultura e da arte, nas escolas, ainda não está totalmente garantido, apesar de inúmeras iniciativas ao longo do tempo.
No caso do ensino da música nas escolas, uma demanda uniu professores, pesquisadores e artistas que, juntos, propuseram uma alteração à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.  A série  Educação musical escolar, que a TV Escola apresenta, por meio do programa Salto para o Futuro, é uma iniciativa que se alinha aos objetivos da Lei n. 11.769/08, que torna obrigatório o ensino da música nas escolas, definindo o ano de 2011 como a data limite para a sua implantação. Pedimos, então, licença a Noel para transformar as escolas em lugares de aprender não só o samba, mas os diferentes gêneros musicais que temos o privilégio de chamar de brasileiros, sem deixar de considerar a vasta produção musical da humanidade.
É claro que a música marca presença desde sempre nas escolas, se não nos currículos, certamente no cotidiano de alunos e professores. No entanto, o acesso à formação musical escolar enseja não só a fruição que esta expressão artística permite, mas uma ampliação das possibilidades existentes no campo da música para a formação dos estudantes.
A série, que conta com a consultoria de Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo (UDESC), coloca em pauta temas como a educação musical e a legislação educacional brasileira; a diversidade musical e  suas implicações para o ensino de música na escola; a música nas escolas integrada ao currículo; e a formação de professores de educação musical.
Nos textos que compõem esta publicação e nas entrevistas e reportagens dos programas televisivos, professores e professoras encontrarão possibilidades de reflexão sobre a prática da educação musical nas escolas.
Afinal, num país em que a vocação musical é reconhecidamente um ‘privilégio’, o  cumprimento da Lei  n. 11.769/08 deve ‘soar como música’ aos ouvidos de educadores comprometidos com uma escola criativa e democrática.

Enfim, espero que tenham gostado. Vamos torcer para ouvir essa "música soar".

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Processo Seletivo 2011.2 para a Orquestra Sinfônica de Sergipe

ORQUESTRA SINFÔNICA DE SERGIPE
Direção Artística Guilherme Mannis

PROCESSO SELETIVO 2011/02
Violino e Fagote II
Data e horário de realização da prova: 04 de julho de 2011, 14h.

Inscrições: Até o dia 1° de julho pelo sinfonica.sergipe@gmail.com.
Enviar solicitação de ficha de inscrição.

A Orquestra Sinfônica de Sergipe, sob a direção artística de Guilherme Mannis, vem a público informar que estão abertas as inscrições para processo seletivo para o preenchimento das seguintes vagas:

2 violinos, nível superior.
1 fagote, segunda posição, nível superior.

As provas acontecerão na cidade de Aracaju, na sede da Orquestra Sinfônica, localizada no Teatro Tobias Barreto (Av. Tancredo Neves 2209, DIA, Aracaju/SE), no dia 4 de julho de 2011 a partir das 14h. Os interessados deverão contatar a Orquestra Sinfônica de Sergipe através dos seguintes endereços, para inscrições e maiores informações: sinfonica.sergipe@gmail.com

O contato poderá ser realizado ainda pelos telefones (79) 3179-1491 ou (79) 8853-2816. Os salários são de R$2.276,97 (nível superior). A nomeação para cargo público do Estado de Sergipe pressupõe ainda os benefícios de férias remuneradas e 13º salário.



Repertório dos testes:

Violino (nível superior):

1) Concerto de Mozart, a escolher, 1º movimento, com cadência.
2) J. S. Bach, dois movimentos contrastantes de uma sonata ou partita para violino solo.
3) Obra livre-escolha
4) Trechos orquestrais:
F. Mendelssohn, Scherzo de [WINDOWS-1252?]“Sonho de uma noite de [WINDOWS-1252?]verão”
F. Mendelssohn, Sinfonia Italiana, 1º movimento
J. Brahms, Sinfonia nº4, 1º movimento
5) Leitura à primeira vista

Fagote II (nível superior):
  • Peça de confronto:
  • Mozart, W. A - Concerto para fagote e orquestra em Si bemol Maior, KV 191 - 1º movimento com cadência.
  • Peça de livre escolha
  • Excertos orquestrais:
  • Mozart, W. A. - As Bodas de Fígaro - Abertura - do compasso 139 ao 171. Brahms, J. - Concerto para Violino e Orquestra em Ré maior, 2º movimento - parte de 2o fagote - do compasso 1 ao 32.
  • Leitura à primeira vista: Obra à escolha da banca examinadora.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Recital de Canto Lírico da famosa Soprano Internacional Maristela Gruber

Hoje (dia 24/06), às 16:30 horas, haverá, no mini-auditório da EMUFRN, um Recital de canto e piano com a Soprano Maristela Gruber e o pianista Edson Rufino.
 
Esta soprano brasileira, residente na Espanha há treze anos, apresentará um repertório eclético em que permearão árias de ópera, de zarzuelas e canções brasileiras.

Maristela é dona de uma belíssima voz, de maravilhosa interpretação e de um rico currículo profissional no Brasil e na Europa.
http://maristelagruber.com/
 
Todos estão convidados este para evento único.

terça-feira, 21 de junho de 2011

A Basso Profundo am I


Como a maioria dos sonhos de tenor e soprano é atingir onde a vista alcança no céu, existem baritonos ou baixos que gostariam de impressionar a profundidade de sua voz.

Essa ideia de atingir os céus seria estranha se me referisse que os baixos gostaria de descer até o...
Então... Eu me referi ao...
(...)
Sim! Isso me fez refletir sobre um video que ajuda questionar uma das vozes mais raras do canto lírico.
Nesse vídeo você consegue perceber dicas, estratégias e reflexões a respeito do mundo do Baixo Profundo.




Conheça a peça que fala a respeito dos problemas internos de um baixo profundo que sonha em ter uma voz solista, porém a vida lhe deu de presente uma voz bastante rara e preciosa!

domingo, 19 de junho de 2011

SãoRock: é Rock nas festas juninas!

Musimídia da Semana

Olá, todo mundo!

Estamos aqui com mais um Musimídia da Semana e com mais músicas para quem não conhece, ouvir e gostar ou odiar e para quem já conhece, ouvir de novo as músicas que já caem nas suas preferências musicais.

Hoje, falarei de uma banda com um som pesado e, ao mesmo tempo, bonito e cheio de detalhes e virtuose. A banda veio do outro lado do mundo, só composta por homens (embora não pareçam. Hehehe!) e as letras das músicas variam entre o japonês e o inglês ou passagens de inglês e francês no meio da letra em japonês.

Vocês podem dizer: "Dali, você falou, falou e não disse nada. Muitas bandas japonesas têm as letras na língua nativa com passagens em inglês e japonês, cheias de virtuose e com homens que se parecem com meninas". Sim! É verdade! Mas essa banda, em especial, é formada por ex-integrantes do Visual Kei (um visual bastante chamativo e diferente, mas comum no cenário do J-Rock - Rock Japonês) em 2007 e é conhecida nos Estados Unidos como Symphonic Quintet.




quinta-feira, 16 de junho de 2011

Em Julho tem Yujo Fest III: um evento de Cultura Japonesa em Natal


2º lote de ingressos com venda antecipada até às 20h deste Sábado (dia 18/06)!
Preço antecipado: R$ 20,00*
Preço no local: R$ 25,00*

Para mais informações, acesse o site: http://www.yujofest.com.br/

* Preço para os dois dias de evento.


Fonte: Yujo Fest III

2º recital de Práticas Interpretativas do Séc. XX e XXI realizado nesta sexta-feira



O segundo recital do curso de pós-graduação em Práticas Interpretativas do Séc. XX e XXI da UFRN será nesta sexta-feira, às 19 horas no auditório da Escola de Música. Além do repertório renovado, o recital terá a participação dos alunos do curso, ao contrário do 1º, onde somente professores se apresentaram. Entrada franca.

No repertório do segundo recital, obras de Villa-Lobos, John Cage, Leo Brouwer, Marcílio Onofre, e muito mais. No palco, alunos das especialidades de canto, regência, fagote, violão, violoncelo, clarinete e percussão demonstram suas habilidades em uma apresentação de altíssimo nível e bom gosto.

O curso de Práticas Interpretativas do Séc. XX e XXI iniciou suas atividades em 2011 e terá duração de 1 ano. Além da formação dos alunos, a especialização pretende realizar ainda 2 concertos até dezembro, familiarizando alunos e público à uma produção musical diferente e ainda pouco usual.

Serviço:

2º recital de Práticas Interpretativas do Séc. XX e XXI

17 de junho ás 19 horas
Auditório Onofre Lopes – Escola de Música da UFRN
Entrada franca.


Fonte: EMUFRN

quarta-feira, 15 de junho de 2011

V Concurso Nacional de Violão Fred Schneiter

II Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical

O Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical é uma realização de cooperação entre os Programas de Pós-Graduação em Música da Eca-Usp, IA-Unesp e IA-Unicamp, com o objetivo de fortalecer as pesquisas nas áreas de Teoria e Análise Musical no cenário acadêmico nacional. Neste ano de 2011 o Encontro tem como temática principal Estrutura e Significado em Música.

Na medida em que os modelos analíticos possibilitaram a construção de arcabouços teóricos das mais diversas naturezas, tais como as microestruturas temáticas de Réti, as organizações harmônicas propostas por Perle, Antokoletz, Treitler, Forte, entre outros, é crescente a vontade de especular a respeito da história dos gestos musicais, de suas expressões contemporâneas e suas possíveis interpretações.

O objetivo do Encontro neste ano é discutir as possibilidades de intersecção e correlação entre esses dois campos implicados na análise musical.

São convidados desta edição os Drs. Irna Priore (University of North Carolina at Greensboro, EUA), Rafaelle Pozzi (Roma Tre, Itália), Aylton Escobar, Rogério Costa, Adriana Lopes e Rodolfo Coelho de Souza (Usp), Yara Caznók, Alexandre Lunsqui, Lutero Rodrigues, Flo Menezes, Graziela Bortz e Marcos Pupo Nogueira (Unesp), Maria Lúcia Pascoal, José Augusto Mannis, Silvio Ferraz (Unicamp), Carole Gubernikoff e Silvio Merhy (Unirio).



Planos Musicais!

O "Planos Musicais!" desta semana é dedicado especialmente aos professores de Flauta Doce:

Músicas de Carmen Miranda na flauta doce

Bloco de Conteúdo
Linguagem musical
Conteúdo 
Escuta e compreensão da linguagem musical
Objetivos 
- Reconhecer a forma refrão na música. 
- Aperfeiçoar a técnica de execução na flauta doce. 
Conteúdos
- Refrão. 
- Técnica na flauta doce dentro da extensão Mi (3) ao Fá (4). 
Anos 
6º e 7º.
 

Tempo estimado 
14 aulas

Material necessário 
Letras das músicas cantadas por Carmen Miranda, partituras das canções interpretadas pela artista (Carmen Miranda: Melodias Cifradas para Guitarra, Violão e Teclado, Eduardo Dussek, 155 págs., Ed. Irmãos Vitale, tel. 11/5081-9499, 82 reais), aparelho de som ou computador, sites para pesquisa (como carmenmiranda.com.br e youtube.com), teclado, piano ou violão.

Flexibilização
Para alunos com deficiência auditiva:
Para trabalhar as noções de ritmo e de musicalidade com os alunos surdos vale investir em recursos como a percussão corporal (desenvolvida com base nos movimentos indicados por você ou realizados pelos colegas) ou em gestos que representem variações na melodia da música, como por exemplo, abaixar nas notas mais graves e levantar quando aparecem notas mais agudas. Alguns alunos também conseguem tocar instrumentos de percussão, porque são capazes de sentir a vibração. Apresente ao aluno surdo a letra da canção que será trabalhada, pois ele poderá interpretá-la em libras, com a ajuda do AEE. Enquanto os colegas buscam diferentes gravações das músicas de Carmen Miranda, o aluno com deficiência auditiva poderá antecipar a etapa da pesquisa sobre a biografia da cantora e apresentar os resultados para a turma. Também é possível mostrar aos alunos como a música selecionada torna-se "visível" nas partituras e em alguns programas de computador. As barras de áudio representam as oscilações na melodia e podem contribuir para que o aluno toque junto com os colegas e perceba as variações da música.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Analisando videoclipes...

Esses dias eu estava assistindo o clipe Oração, da Banda Mais Bonita da Cidade. Embora a música seja repetitiva, achei o clipe muito interessante, alegre e contagiante.
Tenho observado algumas pessoas criticando a banda, baseando-se apenas nessa música, Oração. Porém, como eu queria formar uma opinião minha sobre a banda, então resolvi assistir os outros clipes, enfim, achei as outras músicas ótimas, criativas, com letras viajantes e poéticas... Me lembram bandas como Ludov, Beirut, ... Numa levada bem leve. É ótimo para quem curte esse tipo de som.

Entretanto, devo admitir que a ideia do clipe (muito bom, por sinal), não é tão inovadora quanto alguns estão pensando. Fazendo uma pesquisa sobre o estilo do clipe, com uma espécie de plano-sequência, a câmera seguindo alguém... E tal... Achei uma matéria muito interessante, do colunista Guilherme Bryan, que explica melhor o que estou tentando explicar para você:

domingo, 12 de junho de 2011

Nos meses de Junho e Julho, tem Temporada de Concertos 2011 da Casa Talento


No dia 09 de junho às 10h, a Associação Cultural Talento Suzuki lançou, na Escola Municipal Irmã Arcângela, a Temporada de Concertos 2011. O evento irá oferecer aos estudantes das escolas públicas da rede municipal de ensino de Natal a inclusão sócio-cultural por meio de concertos didáticos, contribuindo para o seu desenvolvimento social.

Estão previstos 24 (vinte e quatro) concertos didáticos em diferentes escolas públicas da rede municipal de ensino de Natal, executadas pela Orquestra Talento, atingindo todas as regiões de Natal. Os concertos didáticos ocorrerão nas quadras esportivas da escola.

Nos concertos, as crianças e adolescentes receberão gratuitamente um material impresso com ilustrações e históricos dos instrumentos apresentados, permitindo o conhecimento das características dos respectivos instrumentos. O material também trará jogos relacionados à música, como palavras cruzadas.




Dia dos Namorados comemorado com show de Guilherme Arantes no Teatro Riachuelo

O cantor, compositor e pianista Guilherme Arantes excursiona pelo Brasil com show comemorativo pelos 35 anos de carreira. Acompanhada por músicos de peso como Luis Carlini (guitarra), Alexandre Blanc (Guitarra e Violão), Willy Verdaguer (contra-baixo) e Gabriel Martini (bateria), o músico no comando do piano encanta a platéia ao tocar diversos hits da carreira como “Planeta Água” ,  "Um Dia, Um Adeus” , “ Cheia De Charme”, entre tantos outras canções marcantes.




Fonte: Teatro Riachuelo

Música brasileira e blues recheam a programação do Botequim Tá na Hora


DIA DOS NAMORADOS COM A BANDA CAFÉ | SAMBA
12/06/2011 - 15:00

TRIO BRASIL | MÚSICA BRASILEIRA
15/06/2011 - 18:30

THE BLUE MOUNTAIN | BLUES
16/06/2011 - 20:00

BOCA DE SINO | POP ROCK
17/06/2011 - 21:00

SWING NO SANGUE + LEGAL DEMAIS + TRIO BRASIL | SAMBA + FORRÓ
18/06/2011 - 13:00

NUANCE | SAMBA
19/06/2011 - 15:00


Clique aqui para conferir a programação completa!

Coral UnP abre processo seletivo para formação de novos coralistas

O Coral UnP abre processo seletivo para formação de novos coralistas.

O teste será realizado no próximo dia 18, que é o terceiro sábado do mês, na sala 109 da unidade Salgado Filho.

Vale lembrar que os ensaios do Coral são realizados aos sábados, das 14h30 às 18h30 e valem como carga horária complementar.

O coral UnP é um dos melhores corais do nosso Estado, de referência nacional e internacional.

Participe! Faça sua inscrição através do e-mail: coral@unp.br

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Vagas para professores de Musica no Concurso da UFBA

 
ESCOLA DE MÚSICA DA UFBA
DEPARTAMENTO DE MÚSICA APLICADA
EDITAL DE RETIFICAÇÃO Nº 2
ABERTURA DE CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTE PERMANENTE
INSCRIÇÕES ABERTAS NO PERÍODO DE 16/06 a 15/07/2011 CONFORME RETIFICAÇÃO N º 2 DO EDITAL Nº 3/2011

O pedido de inscrição será feito pela Internet, devendo o interessado acessar a página www.concursos.ufba.br, selecionando a opção Inscrição.

VAGA 01 - CONCURSO PARA PROFESSOR ASSISTENTE
Sub-área de conhecimento: Piano / Literatura e Estruturação Musical -
Regime de trabalho: Dedicação Exclusiva.
Titulação exigida: Graduação em Música e Mestrado em Música.

vaga 01  – CONCURSO PARA Professor Adjunto
Sub-área de conhecimento: Canto, Fisiologia da Voz e Percepção Musical
Regime de trabalho: Dedicação Exclusiva.
Titulação exigida: Graduação em Música e Doutorado em Música. 

UFPE abre inscrições para concurso para Professor de Flauta Transversal

Edital nº 42, de 27 de maio de 2011, publicado no Diário Oficial da União. nº 103, de 31 de maio de 2011.
Período de Inscrição: 31 de maio de 2011 a 29 de junho de 2011.


Orientações sobre o preenchimento da GRU – Clique aqui
Para preencher a GRU – Clique aqui
Requerimento de Inscrição – Clique aqui
Requerimento de Isenção de Taxa de Inscrição – Clique aqui
Declaração de Pertinência à Família de Baixa Renda – Clique aqui

Campus Recife
Departamento de Música
  • Área: Instrumento de Sopro – Subárea: Flauta Transversal
o   Informações Complementares, Programa de Tabela de Pontuação para Julgamento de Títulos – Clique aqui

Orquestra Sinfônida da UFRN se apresenta em Mossoró este sábado


Com o apoio cultural da Petrobras, a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte se apresenta neste sábado, 11 de junho, às 20h, no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado, em Mossoró.

A Orquestra Sinfônica da UFRN traz o seu concerto oficial da temporada 2011 com peças de Beethoven, Edvard Grieg e Camargo Guarnieri. Nesta ocasião, se apresentarão 75 instrumentalistas, entre alunos e professores dos cursos técnico-profissionalizantes e bacharelado da Escola de Música da UFRN – EMUFRN, sob a regência do maestro André Muniz e do assistente Erickinson Bezerra.

O concerto terá duração de cerca de uma hora e trinta minutos, sua classificação é livre e a entrada é franca. Os ingressos estão disponíveis na bilheteria do teatro.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Petrobras no RN

Planos Musicais!

Há um tempo eu venho planejando uma atividade bem legal para postar aqui... Mas, por enquanto, não está dando certo, pois a atividade não pode ser apresentada apenas com gravuras ou descrições... Eu teria que gravar um vídeo, para isso, eu preciso de uma câmera (fácil),  uma sala que eu possa gravar sem interrupções e ruídos (razoável) e muitas pessoas concentradas e dispostas a fazer chover... Então...

Enquanto prossigo minha procura... Vou passar para vocês uma atividade viciante...
 
Sabe aquele seus alunos super desenrolados que adoram aqueles joguinhos do Orkut e Facebook?
Eles irão se empolgar também com o Music Tech Teacher . Neste site, você trabalha a posição das notas na pauta, intervalos, compositores, etc..

O único problema é que o site é todo em inglês.

Porém se você pensar bem, pode tornar essa aula:
  1. Um projeto de interação entre as disciplinas de Música e Inglês;
  2. Uma prova de que no computador você tembém pode estudar música;
  3. Uma atividade divertida em que os alunos podem estudar e jogar ao mesmo tempo;
  4. Criar outras atividades. (Sugestões nos comentários, please!)
É claro que o professor deve entender pelo menos o suficiente de inglês, ou testar seu inglês em casa com alguns dos jogos antes de mostrar para os alunos, podendo até usar o Google Tradutor .

Bem espero que gostem!

Enjoy it!