sábado, 28 de setembro de 2013

I ENCONTRO SOBRE ENSINO DE MÚSICA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL


O Encontro

O I Encontro sobre ensino de música para pessoas com deficiência visual é uma realização da Escola de Música da UFRN (EMUFRN) em parceria com a Comissão Permanente de Apoio ao Estudante com Necessidade Educacional Especial (CAENE) com apoio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PPG), Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ) e Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da UFRN.
O evento reunirá pesquisadores, professores e estudantes de música e tecnologia assistiva possibilitando um importante espaço de discussão e reflexão em torno de questões atuais em relação ao ensino de música para pessoas com deficiência visual, socializando a importância da música para inclusão social.
Estão programadas mesas-redondas, palestras e minicursos com profissionais de renome nacional que além da capacitação docente e discente no atendimento a alunos com deficiência visual em formação musical, pretende-se instigar profissionais da área tecnológica no conhecimento e possível criação de novos recursos tecnológicos em prol da acessibilidade cultural e educacional das pessoas com deficiência visual que ainda encontra muitas barreiras para o acesso ao conhecimento principalmente pelo desconhecimento de metodologia apropriada e mão de obra especializada para lidar com a sua diferença.


Inscrições

  • A inscrição no evento é gratuita, porém pede-se aos participantes a doação de 1 kg de alimento não perecível (a ser entregue no dia do evento) para ser doada a instituições de atendimento às pessoas com deficiência visual do município.
  • Poderão inscrever-se estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais ou membros da comunidade em geral que tenham interesse na temática do evento;
  • As inscrições no evento serão realizadas do dia 25 de setembro a 28 de outubro de 2013. Clique aqui para inscrever-se no evento (digitar o título do evento no campo "Título da Ação", buscar e em seguida clicar no link "inscrever-se" para preencher seus dados e efetuar a inscrição). O interessado que não tiver cadastro no Sistema da UFRN, deverá efetuar seu cadastro antes para poder ter acesso a todos os eventos promovidos pela UFRN. 
  • IMPORTANTE: Ao lado do título da ação há duas opções de inscrição: uma para inscrição no evento (indicada por uma seta) e outra para inscrição nos minicursos (indicada por uma peça de quebra-cabeça).
  • As inscrições para o evento estarão abertas até atingir o numero máximo de 300 participantes;
  • Além da inscrição no evento, o participante poderá se inscrever em um dos 3 minicursos oferecidos os quais possuem vagas limitadas o que torna interessante que o participante se inscreva com antecedência;
  • A inscrição nos minicursos estão sujeitos à aprovação da comissão organizadora tendo em vista a limitação de vagas e o público-alvo estabelecido pela comissão e pelos ministrantes para cada minicurso. Dessa forma, os inscritos nos minicursos deverão aguardar a confirmação de inscrição nos mesmos.
  • Serão oferecidos certificados de participação no evento e nos minicursos.

Minicursos

Minicursos:
Como atividade, serão realizados três mini-cursos durante o evento, das 14 às 18h. Como os mesmos acontecerão simultaneamente, cada participante só poderá participar apenas de 1 mini-curso.
Para se inscrever em um dos minicursos, o interessado deverá necessariamente se inscrever no evento (conforme instruções na aba de inscrições).

Minicurso: Musicografia Braille/Software Musibraille
Professora: Ms. Dolores Tomé (UnB) - http://lattes.cnpq.br/8615230630634432

Público alvo: Professores e estudantes de música.
Carga Horária: 16h
Quantidade de vagas: 20
Conteúdo programático: 1) Introdução ao sistema Braille; 2) Sinais e noções fundamentais da musicografia Braille; 3) Usando o computador para escrever música em Braille; 4) Principais recursos do software Musibraille; 5) Transcrição de partituras com o Musibraille.

Minicurso: Musicografia Braille numa perspectiva multisensorial
Professor: Dr. Vilson Zattera (UNICAMP) - http://lattes.cnpq.br/1802622576199048

Público alvo: Professores e estudantes de música.
Carga Horária: 16h
Quantidade de vagas: 18
Material necessário: Reglete Positiva.

Conteúdo programático: 1) a importância dos mecanismos da leitura e escrita no ensino da Musicografia Braille, dentro do processo de formação musical das pessoas com deficiência visual; 2) proporcionar o conhecimento de recursos tecnológicos disponíveis para a produção de partituras em Braille; e 3) contemplar práticas didáticas com alunos e/ou professores com deficiência visual na perspectiva da abordagem multisensorial.

Minicurso: Desmistificando a Tecnologia Assistiva, suas técnicas e algoritmos: aprendendo com quem faz
Professor: Dr. Antonio Borges (NCE/UFRJ) - http://lattes.cnpq.br/1957526921210046
Público alvo: Profissionais da área tecnológica.
Carga Horária: 12h
Quantidade de vagas: 30
Conteúdo programático: 1) Tecnologia Assistiva: máquinas compensando a falta de poder; 2) Aprendendo a sintetizar a voz humana; 3) Reconhecendo e processando a fala; 4) Controlando equipamentos com murmúrios; 5) Utilizando o olhar e as ondas cerebrais; 6) Quais são os limites?


Para verificar a programação do evento, clique aqui.
Maiores informações através do e-mail: encontroemdv@gmail.com.

Fonte: http://encontroemdv.blogspot.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário