domingo, 28 de agosto de 2011

Peixe Urbano cria promoção para ingressos do show da Adriana Calcanhoto

A cantora Adriana Calcanhoto realizará um show no Teatro Riachuelo, aqui em Natal, no dia 02 de setembro, às 21h e já existem promoções barateando o valor do ingresso para a apresentação dela.

De R$ 80,00 para R$ 39,00. Para quem é fã, vale muito a pena!

Se te interessou, clique aqui.

Musimídia da Semana

Cansado(a) de ouvir sempre o CD da Simone cantando "então é Nataaaaaaal" durante dezembro? Seus problemas "se acabaram-se"!

O Musimídia dessa semana mostrará uma banda, em especial, que resolveu mudar um pouco o modo como as músicas de Natal são tocadas. Como toda boa música de Natal, tem os coros... Crianças cantando... Sons de sinos... Ok. Nada de diferente até aí, né? Mas o diferencial dessa banda, em especial, é a presença do heavy metal, metal progressivo e sinfônico, hard rock, uma vez que boa parte dos membros já fizeram parte de bandas desses estilos.

Estou falando do Trans-Siberian Orchestra (também conhecida pela abrevisatura: TSO), que apesar do nome fazendo referência à Sibéria, na Rússia, é uma banda americana formada por grandes nomes da música internacional, como o produtor, compositor e letrista Paul O'Neill, produtor de gigantes como o The Scorpions, AC/DC, Joan Jett e Aerosmith, junto com os ex-integrantes da banda Savatage, Al Pitrelli e Jon Oliva e mais o tecladista e co-produtor Robert Kinkel.

Juntos, eles realizam concertos repletos de efeitos pirotécnicos, com um grande show de luzes, lasers, telas de vídeos... Tudo sincronizado com a música, que seja em estúdio ou ao vivo, sempre conta com uma orquestração COMPLETA!

As músicas da banda não são apenas versões mais metal/rock das músicas de Natal, mas também há muitas composições próprias.


Além destes músicos, que são o cérebro e alma da banda, é difícil listar todos os cantores e instrumentistas que já tocaram com essa banda, pois eles não são fixos. Vivem mudando de integrantes, que fazem uma participação especial em tour durante um tempo e que, com certeza, mesmo com uma participação temporária, é uma grande experiência. Mesmo assim, para quem quer conferir quem já fez parte da banda, clique aqui.

O primeiro contato que tive com a banda foi através de um vídeo de Natal onde um nerd maldito* um perito em programação decidiu sincronizar a música Wizards in Winter (Magos no Inverno) com as luzes de Natal da casa dele. O efeito ficou interessantíssimo, como vocês podem ver abaixo:


Então, fiquei viciada na música e curiosa o suficiente para conhecer mais sobre a banda. Nem achei que essa música fosse mesmo feita pensando no Natal. Achei que era uma música de metal melódico/sinfônico aleatória e que o som tinha a ver com esta data comemorativa.


Discografia:

Christmas Eve and Other Stories (1996)
The Christmas Attic (1998)
Beethoven's Last Night (2000)
The Lost Christmas Eve (2004)
Night Castle (2009) 


Outra informação interessante sobre a banda é que o dinheiro que eles recebem da bilheteria dos concertos, eles utilizam para atividades filantrópicas, doando dinheiro para instituições de caridade como o Exército da Salvação, Levine Children's Hospital, Marine Toys-for-Tots Foundation, entre outros e é suporte oficial da Little Kids Rock.


Para mais informações sobre a banda, visite o site oficial: http://www.trans-siberian.com/

Espero que tenham gostado do Musimídia dessa semana e vamos mudar um pouquinho o "Então é Natal", né, gente? Hehehe! And let's headbang on Christmas, dudes! :P Hehehe! Porque o verdadeiro "metaleiro do mal" bate a cabeça até pra comemorar o nascimento "Djeezas", man. XD Hehehe!

Até a próxima! 

* Só para constar: esse comentário não foi preconceituoso e sim, invejoso e de admiração. Bem queria fazer uma "milacria" dessas aqui em casa! Hehehe! 


Informações do: Wikipedia 

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Planos Musicais!



Você conhece os sons da orquestra?


Sei que tenho demorado um pouco para postar as atividades, mas estive procurando exercícios mais variados pra sair daquele padrão infantil. 
Como no começo do ano prometi apresentar atividades para os maiores... Aí está! É claro que esse exercício também serve pros menores. 
A ideia é aproximá-los da realidade de uma orquestra, conhecer seus instrumentos e timbres diversos. Então, achei o link desse site em um dos blogs que sigo e que me servem como referência, o blog da Cissa Laval, A Arte e Música Brincando.

A pergunta é: Você conhece os sons da orquestra?

No link abaixo você encontra os sons da orquestra representados de uma maneira bem interativa.


Passe o mouse sobre o instrumento e descubra seu som e sua história.
                           

domingo, 21 de agosto de 2011

Sem Comentários

 Em...

Um Joystick, um violão!




Letra: @_MatheusCastro e @marcoscastro
Sonorização: @BetoChagas
Edição: @marcoscastro

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Cine MS

Palavra (en)cantada
palavra.encantada [Documentário] Palavra (en)cantada   Helena Solberg
Um documentário que fala sobre Música na Literatura Brasileira, ou vice-versa

Palavra (En)Cantada é um documentário de longa-metragem (86min), dirigido por Helena Solberg, que percorre uma viagem na história do cancioneiro brasileiro com um olhar especial para a relação entre poesia e música. Dos poetas provençais ao rap, do carnaval de rua aos poetas do morro, da bossa nova ao tropicalismo, Palavra (En)cantada passeia pela música brasileira até os dias de hoje, costurando depoimentos de grandes nomes da nossa cultura, performances musicais e surpreendente pesquisa de imagens.




O filme conta com a participação de Adriana Calcanhotto, Antônio Cícero, Arnaldo Antunes, BNegão, Chico Buarque, Ferréz, Jorge Mautner, José Celso Martinez Correa, José Miguel Wisnik, Lirinha (Cordel do Fogo Encantado), Lenine, Luiz Tatit, Maria Bethânia, Martinho da Vila, Paulo César Pinheiro, Tom Zé e Zélia Duncan. Imagens de arquivo resgatam momentos sublimes de Dorival Caymmi, Caetano Veloso e Tom Jobim.

Palavra (en)cantada – Helena Solberg

Tamanho: 1.36 GB
Áudio:Português
Duração: 86min



Eu recomendo! ^^
Bom filme para vocês!

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Pianista João Paulo Casarotti faz recital, palestra na EmUFRN

Olá leitores, músicos. pianistas e apreciadores da música,


Hoje estaremos com a presença do pianista João Paulo Casarotti, promovendo uma série de atividade na Escola de Música da UFRN. Às 14h iniciará com workshop para alunos de piano e às 20h com a palestra “Ernst Mahle: O Legado Musical no Brasil e Sua Obra para Piano”.
Na terça-feira, João Paulo Casarotti apresentará um recital de piano às 20h30 no auditório Onofre Lopes. No programa, peças de Heitor Villa-Lobos, Astor Piazzolla, Ernesto Nazareth e Ersnt Mahle. Entrada franca.

 João Paulo é formado pela Escola de Musica de Piracicaba “Maestro Ernst Mahle” com Curso Tecnico em Musica – Piano, possui Performance Certificate pela Academia Nacional de Musica de Sofia e é bacharel em piano pela Universidade de São Paulo. Nos Estados Unidos, onde vive há sete anos, Casarotti é formado em Master in Music – Piano Pedagogy pela University of North Dakota e Master in Music-Piano Performanceand Pedagogy pela Temple University (Philadelphia). Em sua carreira foi premiado nos concursos; Jovens Instrumentistas do Brasil, Concurso de Jovens Solistas da EMPEM e Concurso Nacional de Piano doCentro de Pesquisa Fisicas e Musicais, além de ter conquistado o título de melhor Pianista Camerista do Concurso Nacional Art Livre  em 2001. João Paulo foi solista em orquestras do Brasil e nos Estados Unidos, e já se apresentou em recitais solo e camerísticos  na Bulgária, Argentina, Chile, Urugai e Paraguai.  Atualmente, é Professor de Piano na Southern University em Baton Rouge – Louisiana. Paralelamente, Casarotti visa a divulgação da obra de Mahle para piano, e tem como projeto futuro  a edição revisada e gravação da obra integral do compositor.
Ernst Mahle nasceu na Alemanha em 1929 e naturalizou-se brasileiro em 1962. Foi aluno de composição de Johann Nepomuk David, na Alemanha e de Hans Joachim Koellreuter no Brasil. Ernst é co-fundador da Escola de Música de Piracicaba “Maestro Ernst Mahle”, onde exerce o cargo de Professor e Maestro das Orquestras de Câmera e Sinfônica. Foi vice-presidente da Sociedade Brasileira de Música Contemporânea e é membro da Academia Brasileira de Música, ocupando a 6º cadeira.
Um bom recital para Todos!

Fontes: http://www.musica.ufrn.br/em/?p=2065

domingo, 7 de agosto de 2011

Circuito Cultural Ribeira

Tá com tédio? Sem nada pra fazer?
Hoje, dia 7 de agosto, tem Circuito Cultural Ribeira! TUDO GRÁTIS!!!!
Bora?




Programação Circuito Cultural Ribeira – 07 de Agosto de 2011
(Tema: Dança)
TUDO GRATUITO
16h – 22h – Participação especial de bailarinos e companhias de dança que participam do 3º Encontro de Dança Contemporânea do RN
Centro Cultural DoSol
Rua Chile
A partir das 18h
Full Time Rockers (CE)
Leptospirose (SP)
MC Priguissa (RN)
Casa da Ribeira
Rua Frei Miguelinho
10h30(excepcionalmente) – Palestra prática de dança contemporânea com Lenora Lobo (parte da programação do 3º Encontro de Dança Contemporânea do RN);
16 – “Sobre o que restou” – Procura-se Cia. de Dança (na Sala Cosern – parte do 3º Encontro de Dança contemporânea do RN);
17h – “As pelejas de Birico, Mateus e Catirina – aos mestres com carinho” – Cia. Teatral Monicreques. (na rua em frente à Casa);
17h – Encontro entre criadores e curadores de Dança (Sala Petrobras de arte contemporânea);
18h – Poesia Esporte Clube (café 1911)
19h – “Do mar ao sertão” – Carlos Zens e banda (Sala Cosern de Teatro) –
Todos os ingressos podem ser retirados a partir das 14h.
Espaço à Deriva
Rua Frei Miguelinho (em frente à Casa da Ribeira)
Das 16h às 21h – feira de artesanato ARTE NÔMADE na calçada do Espaço à Deriva
17h30 – Estreia da vitrona à deriva (traga seu vinil para tocar)
18h30 – “Para eu parar de me doer(plano de fuga)” – Experimentação em teatro e em dança. Com: Dani Vasconcellos, Raissa Tatiane & Thiago Medeiros. Colaboração cênica: Ana Cláudia Viana, Henrique Fontes, Nei Cirqueira, Simona Talma & Vitor Santhiago.
19h30 – Festa do Vinil – ( festinha ao ritmo de música de vitrona – tragam o seu LP)
Espaço Cultural Gira Dança
Rua Frei Miguelinho
16h Abertura da Loja Mundo Gira
16h30 Vídeo Documentário Figuras da Dança: Angel Vianna
17h Gira Dança
17h30 Documentário A Cura – Direção de Rodrigo Sena
18h Grupo Parafolclórico da UFRN
18h30 Gira Dança
19h Orquestra de Berimbau EGBE
ARMAZÉM HALL
Rua Chile
19h às 22h – Samba de Mesa
Central Ribeira Botequim
Rua Chile
19h – Roda de samba com Isaque Galvão.
ATELIER DE FLÁVIO FREITAS
AV. DUQUE DE CAXIAS
18h às 21h30 – Exposição de obras recentes do artista
Nalva Melo Café Salão
Av Duque de Caxias
16h – Bazar
18h – Aula de dança do ventre com Michelle Mahsin
(parte do 3º Encontro de Dança do RN)
19h – Oficina ” Aprendendo a ler Partituras” com Oswin Lohss(GER)
20h – Lançamento do cd ” +QIMPERFEITO ” de Romildo Soares
CONSULADO BAR
Rua das Virgens
19h30 – BANDA CONSULADO ( ANOS 80 INTERNACIONAL)
BURACO DA CATITA
Rua das Virgens
18h – Aulão de dança de salão Fernanda Lievore e Fabiano Evangelista (parte do 3º Encontro de Dança do RN)
19H30 – 21h – regional choro do elefante

LET'S ROCK
18h - Bandas:
Maverik 67
Fullsion (banda do nosso editor, Dedé Valentim)
Damned Blues



Fonte: Circuito Cultural Ribeira

sábado, 6 de agosto de 2011

Rivaldo, saia desse lago!

Hehehe! Um velho vídeo de um clipe indiano, com coreografia do início e subtítulos, em português, feito pelo Siber. Vale a pela rever e quem não viu, vê agora a palhaçada!

Compondo música através de um jogo de SNES/PC

Improvável? Creio que não.

Na década de 90, a velha Nintendo e sua plataforma famosíssima na época, o Super Nintendo (SNES), lançou um jogo do Super Mário onde foi possível fazer todo o tipo de arte com o igualmente famoso personagem, o Mário. Era possível pintar, desenhar e até escrever músicas!

Estou falando do jogo Mario Paint e, como o assunto aqui é sempre a música, falo do Mario Paint Composer em especial.

Apesar de ser para SNES, desenvolveram uma versão gratuita para computador e você pode baixá-la através deste link.

É um joguinho muito simples e interessante onde crianças e adultos podem ter uma noção sobre a escrita musical.

Na interface, há uma partitura com a clave de sol e a pauta e em cima, existem os rostinhos dos personagens do jogo Mário, que equivalem a instrumentos musicais e outros componentes, que dá um som mais "computadorizado" e até sons de bichinhos. Quando vc coloca as notas mais próximas (as notas são os rostinhos dos personagens), elas têm um tempo mais rápido, como se fossem colcheias e mais distante, são mínimas ou semínimas. Você também pode acelerar o andamento ou deixá-lo mais lento... Salvar a música... Tudo isso com aquele veeeeelho visual de pixels, que o SNES tinha e também com aquele sonzinho da época.

Algumas pessoas foram além e até escreveram versões muito boas de músicas bem conhecidas no joguinho. Vejam abaixo:
















Para ver mais músicas escritas nesse joguinho, clique em: http://www.youtube.com/results?search_query=mario+composer&suggested_categories=10%2C24&page=1

Vale muito a pena! Joguinho bem pequeno... 7Mb só e dá para instalar em qualquer computador e brincar de compositor. :)

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Tenha aulas particulares de canto com Hilkélia

"Ídolos" de quem?

Olá, nação sonoro movimentalista!
O texto abaixo é de uma colunista do Yahoo, Fabiana Cozza
Recomendo esta leitura!

Por Fabiana Cozza

A construção da carreira artística está a quilômetros de distância do “mundo encantado de Alice” proposto pelo programa “Ídolos” (Record). Às vezes em que assisti ao “reality show” – dito musical – sempre fiquei com a velha indignação sobre o papel exercido pela TV que, ao meu ver, deveria efetivamente ser educativo e menos apelativo no que tange à espetacularização da imagem alheia, a ridicularização e humilhação de muitas pessoas.
O sonho do “grande ídolo” é uma mentira e efetivamente aqueles milhares de candidatos precisam saber disso. É um jogo de loteria com data de validade para quem “ganha”.
O processo de seleção é de dar dó dos participantes. É a disputa da bizarrice, na maioria dos casos. É de se suspeitar até que a pré-seleção “exija” do candidato um pouco de bufa, de grotesco. Afinal, a TV vive da carnificina humana. A busca iludida e desesperada por um espaço ao sol no hall das celebridades, ou minimamente um buraco para ser visto, leva muitas destas pessoas a perder um valor precioso, a dignidade. E pra mim chega a ser constrangedor, revoltante, ouvir os comentários dos jurados espezinhando ainda mais no couro dos pretendentes.
Quando aparecem cantores, propriamente ditos, poucos não são a cópia – ainda sem entourage - de alguém que já está por aí. A maioria não tem personalidade pois “personalidade artística” também passa por estrada e trabalho efetivo, não cai do céu, e ninguém jamais aprenderá isso num programa com estes moldes.
Quando iniciam-se as disputas a gente vê aquele batalhão de concorrentes cantando samba, xaxado, música caipira, funk, balada, valsa, da mesma forma. E acredito que a culpa não seja deles. É possível que não haja tempo hábil para uma instrução musical efetiva. É possível que a reprodução de padrões fonográficos esteja já tão introjetada no cantar que é impensável mudar da noite para o dia. É possível que ninguém ouviu nada além de meia dúzia de nomes nacionais e internacionais recentes. É fato que não existem escolas de música no Brasil. E é caso encerrado que para ser um ídolo há uma ditatura estética definida.
Os comentários dos jurados – personagens do “reality show” – são descartáveis. Ninguém fala nada que indique ou oriente o candidato a um caminho qualquer que seja. “Você não foi bem hoje, precisa se superar”, “você desafinou naquela nota”, “você se atrapalhou na entrada da canção” etc etc. Não sei efetivamente se alguns dos críticos de plantão consegue discernir uma nota afinada de outra que não. Mas o importante é dar continuidade ao espetáculo. Logo, o papel da banca, dividida entre o “bonzinho”, “o entendido no assunto” e o “mal” é bater e assoprar.
E o vencedor? Onde vai parar o novo “Ídolo”? A legitimidade do título conquistado não os coloca no mesmo patamar de nomes como Ivete Sangalo, Luan Santana, etc e eles também não disputam as páginas de “Caras”. O novo astro não passa de uma marionete.
Pra concluir, como já me disse o escritor e amigo Marcelino Freire: “não conheço um artista brasileiro que – sem qualquer apoio financeiro e/ou sobrenome de gente famosa – viva de sua arte sem ralar muito”.
Acorda, gente!

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Furo MS: Músico ameaçado por falar a Verdade


O músico gaúcho Tonho Crocco é alvo de uma ação do Ministério Público por crime contra a honra, em decorrência da divulgação do rap Gangue da Matriz. Gravada em vídeo divulgado no site do compositor em dezembro de 2010, a música é um protesto contra o aumento de 73% nos salários que os deputados da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul concederam a si mesmos na época.

E olhe que ele foi direto... E se ele agisse com ambiguidade?

Recentemente, mais precisamente no dia 31/07, o Fantástico exibiu uma reportagem sobre músicas polêmicas. Confiram com moderação!


Antes 1:41 Mulher suada acusa CANTOR... (Ela dança), 2:04 1º politica 2º respeito?, 2:25 Lembra dela? 3:02 Grand Finale da Mulher... "Quando a gente tá dançando (...) a gente não repara na letra, só o ritmo e a suingueira"
 "Elas gostam", "Elas merecem o nosso respeito"
Um momento! A reportagem terminou com uma opinião geral das mulheres?

Com os dois videos como fica a sua opinião a respeito dos compositores?

fonte:http://www.youtube.com/watch?v=OvMv4-w6CJ4

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

As 5 +++

Apartir desse mês teremos no nosso blog um seleção de músicas que ganharam as rádios do mundo.

Com vocês AS 5 MÚSICAS mais tocadas nas rádios do mundo em JULHO.

Que rufem os tambores

BABAAAAAAAAAAAAAAAAADO

Esse é seu novo canal de informações sobre as novidades, fofocas, barracos e tudo o que rola no mundo musical.