segunda-feira, 29 de abril de 2013

Duo Gabriele Mirabassi (clarinete) e Roberto Taufic (violão) realiza workshop e recital

Segunda-feira, dia 29 e terça, dia 30 de abril, o Duo Gabriele Mirabassi e Roberto Taufic (clarinete e violão), realizam gratuitamente workshop e recital na Escola de Música da UFRN. No primeiro dia, o músico italiano recebe os participantes no auditório Onofre Lopes, e o músico potiguar no miniauditório Oriano de Almeida para workshop voltado para o trabalho solo. As atividades acontecem das 9 da manhã ao meio-dia. À tarde, das 15 às 17 horas, o DUO une forças em workshop conjunto no auditório Onofre Lopes. Podem participar alunos da Escola de Música e músicos em geral. No dia 30, é a vez do público conferir a musicalidade do Duo Gabriele Mirabassi e Roberto Taufic em apresentação única às 20 horas no auditório Onofre Lopes. A entrada é franca.

Dia 29/04 workshop

Manhã, 9 às 12h - clarinete [Auditório Onofre Lopes] / Violão [Miniauditório Oriano de Almeida]
Tarde, 15 às 17h – Workshop com o DUO [Auditório Onofre Lopes]

Dia 30/04 recital

20 horas no Auditório Onofre Lopes

Gabriele Mirabassi:

O italiano Gabriele Mirabassi é considerado um dos grandes clarinetistas da atualidade. Na juventude concluiu com nota máxima a educação musical focada na música contemporânea. Em 1996, ganhou o prêmio Top Jazz na categoria “Best New Talent”. Quatro anos depois, no festival “Umbria Jazz”, Gabriele apresentou-se ao lado de Luciano Biondini, Michel Godard e Francesco D’auria com o projeto Storino, recebendo elogios e reconhecimento da crítica e do público.

Na sua discografia destacam-se os trabalhos “1 a 0” – com foco no chorinho brasileiro, “Fora dos Muros” – em dueto com Luciano Biondini, e “Velhice Nova” – onde toca com John Taylor e Steve Swallow. Em outubro de 2003 grava álbum em duo com o violonista e compositor Guinga. O disco "Coçar o vento", apresentado no Umbria Jazz Summer 2004 é definido no mesmo ano pela Folha de São Paulo como "disco de música instrumental brasileira do ano." Atualmente, Gabriele Mirabassi vem participando de vários eventos internacionais em formações variadas e em Duo com o violonista Roberto Taufic.

Roberto Taufic:

Nascido em Honduras, Roberto chega com a família ao Brasil aos seis anos de idade. Aos 12 estudou Violão e Teoria Musical na Escola de Música da UFRN. Aos 15, passa a participar de projetos musicais como guitarrista e violonista em Natal, João Pessoa, Recife e Rio de Janeiro, junto a artistas conceituados do meio musical como: Ana Fernandes, Lucinha Lira, Diana Pequeno, Banda Imaginária, Dulce Quental, Wilson Simonal e Teresinha de Jesus.

Em 1985 grava disco com o grupo Cantocalismo, com o qual abre shows de Geraldo Azevedo, Luiz Melodia, Joyce e outros artistas de passagem pelo Rio Grande do Norte.
A partir de 1989 passa a residir na Itália, onde faz uma série de apresentações com a Banda Blefe. Em 1991 estuda Improvisação, Harmonia e Historia do Jazz, em Roma, passando a colaborar com os artistas locais.
Vem ao Brasil em 1994 para participar de turnê acompanhando a cantora Elza Soares, junto ao saxofonista italiano Giancarlo Maurino. Nesse mesmo ano, em Turim (Itália), junto à cantora italiana Simon Papa, Giancarlo Maurino e ao percussionista brasileiro Gilson Silveira, forma o grupo Latin Touch com o qual grava um CD, em 1996, contando com a participação especial do violoncelista Jaques Morelembaum.

Na Europa, de 1995 em diante, passa a colaborar em shows e gravações com vários artistas da música instrumental, pop, jazz e étnica como: Giancarlo Maurino, Gianmaria Testa, Miroslav Vitous, Sandro Gibellini, Marco Tamburini, Francesca Sortino, Meg e Luigi Tessarolo entre outros. Participa também de vários festivais entre os quais: JVC (Roma), IV Festival Internazionale del Blues e del Jazz degli Alburni (SA), Jazzauser (Vicopisano), Percfest (Laigueglia), Estate Campese (Reggio C.), Catania Jazz, Volando con Naco, Colle Jazz (Livorno), JazzinIT (Bologna), Festival Latino Americano (Roma, Milano, Modena, Torino e Bologna) e Divino Jazz Festival (CS).
Em 2008, além de registrar a gravação de várias composições e arranjos para um CD de violão solo,conquista o reconhecimento do violonista brasileiro Marco Pereira, que o convida para participar de seus shows pela Itália. Como acompanhamento da cantora italiana Rosa Martirano, teve a oportunidade de abrir os concertos de George Benson, Noa e Mira Awad no sul da Itália. Em outubro de 2009, foi convidado para participar do Guitar Master Festival em Reichenberg na Alemanha, dividindo a programação com grandes mestres das seis cordas como Larry Coryell, Ralph Towner e Fareed Haque. Em 2011 grava o CD “Bate e Rebate” com seu irmão Eduardo Taufic realizando várias apresentações em eventos e festivais na Itália, Uruguai e Brasil. Este trabalho foi bastante elogiado pela crítica e recentemente lançado no Japão. Atualmente, além ministrar de workshops e oficinas sobre violão e música brasileira, Roberto Taufic tem atuado pela Europa em duo com o Clarinetista Gabriele Mirabassi, e com o saxofonista Giancarlo Maurino.


Fonte: Escola de Música da UFRN

0 comentários:

Postar um comentário