segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

FENAVIPI: VIII FESTIVAL NACIONAL DE VIOLÃO DO PIAUÍ EM ABRIL

O interesse pelo violão clássico no Piauí, notadamente em Teresina, tem crescido bastante nos últimos anos, o que se deve, em parte, ao trabalho persistente e conseqüente do professor e violonista ERISVALDO BORGES que, numa iniciativa quase solitária, ao longo de mais de 20 anos de dedicação ao ensino do violão e à atividade concertística, conseguiu formar vários instrumentistas que, hoje, compartilham com ele o sonho de tornar o violão clássico cada vez mais presente na vida dos piauienses.

Trata-se de um projeto perfeitamente exeqüível, mas que, certamente, exige o trabalho, persistência e ousadia. Desde a primeira edição do FESTIVAL NACIONAL DE VIOLÃO DO PIAUÍ, ocorrida em 2004, o número de estudantes de violão no Piauí cresceu de forma acentuada. O cenário atual é promissor e coloca Teresina como pólo violonístico das regiões Norte e Nordeste de Brasil. O FESTIVAL NACIONAL DE VIOLÃO DO PIAUÍ atrai anualmente para o Piauí, dezenas de estudantes de violão de todas as regiões do país. Para a quarta edição do FESTIVAL NACIONAL DE VIOLÃO DO PIAUÍ espera-se que esse número seja ainda maior, dada a crescente repercussão a cada edição do festival.

O FESTIVAL NACIONAL DE VIOLÃO DO PIAUÍ tem um papel muito importante no cenário violonístico brasileiro porque descentralizou o ensino do violão no país, antes apenas privilégio do eixo Sul-Sudeste. Antes da criação deste festival, os nossos estudantes de violão teriam que deslocar de 2.000 a 3.000 km para poder participar de um festival de violão, aventura que apenas um ou outro podia fazer.

Hoje, os nossos estudantes de violão têm aulas e assistem a palestras e concertos, gratuitamente, com os melhores violonistas da atualidade, do Brasil e do exterior.

Nada mais oportuno, portanto, do que a consolidação deste núcleo disseminador da cultura violonística nas regiões Nordeste e Norte do país, tendo como sede a capital do Piauí. Entre outras razões, bastaria citar a receptividade do público piauiense a eventos culturais de grande porte como o SALÃO DE HUMOR DO PIAUÍ, a PIAUÍ POP, o SALÃO DO LIVRO DO PIAUÍ, para citar apenas alguns.

Confira o edital. Clique AQUI



Fonte: Blog do FENAVIPI

0 comentários:

Postar um comentário