Neste começo de ano, resolvi voltar um pouquinho no assunto Educação Musical.
Para facilitar a vida de alguns professores iniciantes, como eu. Tentarei começar a partir dos assuntos dos mais simples (iniciação musical)...
Para crianças:
Objetivo: Desenvolver a sensibilidade do bebê e da criança para a música.
Já imaginaram alguma vez um mundo em que não houvesse som? Se pararmos para observar, quase todos os sons que ouvimos durante o dia são como instrumentos musicais toando alguma canção: a chuva, o vento, os trovões, o cântico dos pássaros, etc. É assim como os bebês começam a observar, aprender, a diferenciar e a adquirir sensibilidade com os sons.
Novamente me lembrei daquela citação de Rubem Alves:
Enfim, o ensino de música para crianças contribui para o seu crescimento, estimula os sentidos (ver, tocar, ser tocado, ouvir, cheirar), estimula as ações (cantar, falar, andar, manipular, dançar) e propicia a interação na relação em grupo.
Para facilitar a vida de alguns professores iniciantes, como eu. Tentarei começar a partir dos assuntos dos mais simples (iniciação musical)...
Para crianças:
Objetivo: Desenvolver a sensibilidade do bebê e da criança para a música.
Já imaginaram alguma vez um mundo em que não houvesse som? Se pararmos para observar, quase todos os sons que ouvimos durante o dia são como instrumentos musicais toando alguma canção: a chuva, o vento, os trovões, o cântico dos pássaros, etc. É assim como os bebês começam a observar, aprender, a diferenciar e a adquirir sensibilidade com os sons.
Novamente me lembrei daquela citação de Rubem Alves:
"Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música
não começaria com partituras, notas e pautas.
Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria
sobre os instrumentos que fazem a música.
Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria
que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas.
Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas
para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes".
não começaria com partituras, notas e pautas.
Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria
sobre os instrumentos que fazem a música.
Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria
que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas.
Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas
para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes".
Enfim, o ensino de música para crianças contribui para o seu crescimento, estimula os sentidos (ver, tocar, ser tocado, ouvir, cheirar), estimula as ações (cantar, falar, andar, manipular, dançar) e propicia a interação na relação em grupo.
Para adultos:
Objetivo: Sensibilizar, despertanto a musicalidade que há dentro de cada indivíduo, trabalhar a expressão e vivência musical individual e em conjunto, desenvolver a mente e esquilibrar as emoções, proporcionando paz de espítito, melhorar a concentração.
Portanto, em breve começarei a postar exercícios de iniciação musical tanto para crianças, quanto para os maiores.
Aguardem!
Vou ficar acompanhando pra ver se aprendo alguma coisa... ;)
ResponderExcluirOi, Gabriel!
ResponderExcluirOlha que eu vou querer saber, viu, se vc tá aprendendo mesmo...
Valeu o apoio!
Um abraço!