sábado, 29 de agosto de 2015

Ouça a música mais antiga do mundo: um hino Sumério escrito há 3.400 anos atrás


No início da década de 50, os arqueólogos desenterraram várias tábuasde argila do século 14 a.C. Quando encontradas, WFMU nos diz: "na antiga cidade síria de Ugarit," estas tábuas "continham sinais cuneiformes na língua Hurrian", que acabou por ser a mais antiga peça de música já descoberta, um hino de culto de 3.400 anos de idade. Anne Draffkorn Kilmer, professor de Assiriologia na Universidade da Califórnia, produziu a interpretação após 1972 (ela descreve como ela chegou a notação musical em algum detalhe técnico nesta entrevista). Uma vez que suas publicações iniciais nos anos 60 sobre antigas tábuas sumérias e da teoria musical encontrados dentro delas, outros estudiosos do mundo antigo publicaram suas próprias versões.
A peça, escreve Richard Fink em um artigo de 1988 Archeologia Musicalis, confirma a teoria de que "a escala diatônica de 7 notas, bem como a harmonia, existiam há 3.400 anos atrás." Com isso, Fink nos diz, "isso é um tapa na cara dos pontos de vista da maioria dos musicólogos que antiga harmonia era praticamente inexistente (ou mesmo impossível) e a escala era tão antiga quanto os gregos antigos." O colega de Kilmer Richard Crocker afirma que a descoberta "revolucionou todo o conceito da origem da música ocidental ". Assim, debates acadêmicos de lado, como deve soar a música mais antiga do mundo? Ouça a uma versão midi abaixo e ouça por si mesmo(a). Sem dúvida, o teclado midi não era o instrumento de escolha dos sumérios, mas é suficiente para nos dar um sentido desta composição estranha, embora o ritmo da peça é apenas uma suposição.



Kilmer e Crocker publicaram um áudio-book em vinil (agora em CD) chamado Sons do silêncio em que se narram informações sobre a música antiga do Oriente Médio e, em um livreto que o acompanha, apresentam fotografias e traduções das tábuas a partir do qual a canção acima vem. Eles também dão aos ouvintes uma interpretação da canção intitulada "Uma Canção de Culto Hurrian de um Ugarit antigo", realizado em uma lira, um instrumento provavelmente muito mais perto do que primeiras audiências da canção ouvida. Infelizmente, para essa versão, você vai ter que comprar, mas você pode ouvir uma diferente interpretação de lira da música por Michael Levy abaixo, transcrito por seu descobridor original Dr. Richard Dumbrill.



Fonte: Open Culture (para ver a versão original em inglês, clique aqui)

0 comentários:

Postar um comentário