terça-feira, 8 de outubro de 2013

Últimos dias para inscrições no Festival Universitário da Canção

A Presidente da Comissão Organizadora do Festival Universitário da Canção – 2013, dando continuidade à trajetória de Festivais da Canção da UFRN, torna público que estão abertas as inscrições para o Festival Universitário da Canção 2013.

Poderão participar canções inéditas e originais de estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação da UFRN e demais instituições públicas do estado do Rio Grande do Norte, sendo os participantes responsáveis por todos os custos necessários à sua participação. O Festival acontecerá em três fases, assim descritas:

Fase 1: Inscrição e Seleção por parte de Comissão designada pela PROAE. A Inscrição ocorrerá entre os dias 18 de setembro e 11 de outubro de 2013 na PROAE.

Fase 2: Em decorrência do número de canções inscritas, esta fase poderá ser realizada, corespondendo a uma fase semifinal com a apresentação ao vivo das canções pré-selecionadas para esta fase. As apresentações ocorrerão nos dias 15, 16 e 17 de outubro de 2013, em local a ser definido pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.

Fase 3: A fase final ocorrerá na Praça Cívica do Campus Universitário, no dia 26 de outubro de 2013, contando com a apresentação ao vivo das 15 canções selecionadas pela Comissão designada pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.

A íntegra do regulamento encontra-se no SIGAA e informações adicionais poderão ser obtidas pelo telefone 9474-6700.

Clique aqui para ver o edital.


Fonte: Sigaa

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Semana da Música da UFRN oferece oficinas para crianças

A Semaninha da Música é destinada a crianças entre 6 e 11 anos, e acontecerá nos dias 9 e 11 de outubro, paralela à programação geral. Serão ofertadas oficinas de música para crianças, em quatro turmas divididas por faixa etária, ministradas por professores e estagiários de licenciatura em música da UFRN.

O objetivo da Semaninha é proporcionar vivências musicais diversas introduzindo a criança nesse universo musical. As inscrições estarão abertas nos dias 07 e 08 de outubro, das 9h às 16h, na Secretaria de Extensão da Escola de Música da UFRN. As vagas são limitadas e inscrições gratuitas. Mais informações pelo telefone 3342-2229, ramal 102.

A abertura da Semana da Música da UFRN aconteceu na última sexta, dia 4, e segue até próximo sábado, dia 12, com a realização de concertos na Escola de Música da UFRN, programação itinerante na região metropolitana de Natal e oficinas de música para adultos e crianças.

SOBRE A SEMANA

A Semana da Música acontece de 4 a 12 de outubro de 2013, viabilizada com o patrocínio da Petrobras. O evento é realizado anualmente pela Escola de Música da UFRN e as atividades ultrapassam a Academia chegando a diversos pontos da cidade. Este ano reunirá 22 músicos e professores renomados do Brasil e do exterior que, além de ministrar oficinas gratuitas, também participam de apresentações abertas ao público em geral. Tem como objetivo contribuir para a formação de plateia e o crescimento artístico-musical de jovens estudantes de música através do contato com renomados professores nacionais e internacionais.

A Semana da Música foi criada com o objetivo de dar visibilidade à produção artística da Escola de Música da UFRN e para fomentar o intercâmbio entre músicos, estudantes e profissionais da área. “Em termos pedagógicos, a Semana da Música é o único festival no Rio Grande do Norte que abrange a música clássica e popular. Os alunos têm oficinas de todos os instrumentos de orquestra e também popular, além do contato direto com profissionais renomados da música nacional e internacional”, enfatiza o professor Fábio Presgrave, coordenador artístico do evento.

Nesta edição, as oficinas em formato masterclass, serão ministradas para 313 alunos inscritos de todas as regiões do país. Nomes como o maestro Jean-François Rivest (Montreal/CAN), o pianista Gilberto Tinetti (SP) e o multi-instrumentista Aurismar do Espírito Santo (SP), estão entre o time de 22 músicos e professores de todo o Brasil e também exterior, escalados para ministrar as oficinas nas áreas de canto, regência e instrumentos orquestrais e populares.

A entrada para todos os concertos e recitais é gratuita com retirada de ingresso uma hora antes do evento. Mais informações (84) 3215-3633 ou semanadamusica2013@gmail.com.

SERVIÇO

Semaninha da Música
Inscrições dias 7 e 8 de outubro
Dias 9 e 11 de outubro de 2013, 9h às 16h
Secretaria de Extensão da EMUFRN
Informações: 3342-2229, ramal 102

Semana da Música da UFRN
De 04 a 12 de outubro de 2013
Escola de Música da UFRN – Campus Universitário
Avenida Passeio dos Girassóis, s/n – Lagoa Nova
Informações: (84) 3215-3633 | 8866-7221
semanadamusica2013@gmail.com

MÍDIAS SOCIAIS
facebook.com/semanadamusica
twitter.com/semanadamusica_
instagram.com/semanadamusica
soundcloud.com/semanadamusica
www.semanadamusica2013.wordpress.com

CONTATO IMPRENSA

Joanisa Prates | joanisaprates@gmail.com
84 8838-5881 [oi] | 84 9986-1469 [tim]


Fonte: Escola de Música

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

8 instrumentos musicais que você provavelmente não conhece

Esqueça o tradicional quarteto violão-guitarra-baixo-bateria. Se você é do tipo que faz música até com caixinha de fósforos, com certeza se interessará pela melodia inusitada produzida por estes 8 instrumentos (que você provavelmente não conhece):

1. Stylophone



Inventado em 1967 por Brian Jarvis, o stylophone é um pequeno instrumento eletrônico constituído de um teclado de metal, que deve ser tocado usando uma caneta stylus. É provável que você nunca tenha visto um desses de perto, mas certamente já o ouviu em ação: o stylophone foi usado em músicas como Space Oddity, de David Bowie, e é um dos instrumentos favoritos da britânica Victoria Christina Hesketh, mais conhecida como Little Boots. Se quiser ter um stylophone para chamar de seu, uma boa notícia: em 2007, 32 anos depois de ter sua fabricação interrompida, a empresa Re:creation voltou a comercializar o instrumento.



2. Guitarra Pikasso



Foram precisos dois anos (e mais de mil horas) para finalizar esta guitarra especial com quatro braços e 42 cordas. A semelhança do instrumento com as obras cubistas de Pablo Picasso lhe rendeu o nome de “Pikasso”, mas é uma obra de arte por si só. A responsável pela criação complexa e personalizada foi a mestre lutier canadense Linda Manzier, que criou o instrumento em 1984 especialmente para o guitarrista Pat Metheny.



3. Harpa laser



Inventada por Bernard Szajner em 1981, a harpa laser é um instrumento curioso. Constituído por uma série de feixes de laser e ligado a um sintetizador, sampler ou ao computador, o som é produzido pela interrupção das linhas luminosas com as mãos. O músico francês Jean Michel Jarre foi um dos responsáveis por popularizar o instrumento, usando-o em seus shows há mais de três décadas.



4. Ukelin



O nome já dá a dica: o ukelin é uma mistura inusitada entre o ukulele havaiano e o violino. A invenção foi patenteada em 1926 por Paul F. Richter e foi produzida por empresas americanas até os anos 1970. Para tocar o ukelin, usa-se um arco como o do violino, que arranham as 16 cordas arqueadas do instrumento.



5. Sanfona (ou viela de roda)



Não vale confundir: apesar de por aqui ser comum se referir ao popular acordeão chamando-o de “sanfona”, este nome se refere, na verdade, a um curioso instrumento de cordas. Criada por volta do século 9, a sanfona se parece com um violino acrescido de um pequeno teclado e emite um característico zumbido. Para tocar o instrumento é preciso habilidade: os sons são produzidos ao girar uma pequena manivela ao mesmo tempo em que são pressionadas as teclas de madeira.



6. Omnichord



Quando foi lançado, no início dos anos 1980, o Omnichord era um instrumento dedicado a iniciantes. Isso porque tocá-lo, a princípio, é simples: os sons são produzidos apertando botões enquanto se movimenta o dedo por uma placa sensível ao toque. O que nasceu quase como um brinquedo, acabou virando queridinho de hipsters músicos profissionais, e o instrumento já foi parar nos palcos de artistas como Robbie Williams, David Bowie [vídeo abaixo], Bjork e Foster the People.



7. Harmônica de vidro



O estadunidense Benjamin Franklin, criador do para-raios e das lentes bifocais, é mais conhecido por seus experimentos com a eletricidade, mas sua invenção favorita foi, na verdade, um instrumento musical. Inspirado pelos sons produzidos ao friccionar dedos molhados nas bordas de taças de vidros (conhecido como copofone), Ben criou em 1761 a harmônica de vidro. O princípio é o mesmo: a harmônica possui uma série de vidros semi-esféricos em um eixo de rotação, afinados de acordo o tamanho de cada taça. Para tocar, basta molhar os dedos e deslizá-los pela superfície. O instrumento fez sucesso: Mozart, Beethoven, Tchaikovsky [vídeo abaixo] e vários outros compositores assinaram composições para a harmônica de vidro.



8. Teremim



Inventado pelo russo Léon Theremin em 1919, o teremim foi um dos primeiros instrumentos completamente eletrônicos a serem criados. O aparelho consiste de duas antenas de metal que detectam a posição relativa da mão do músico, que controla, sem necessidade de toque, os sons e volume do instrumento. Os movimentos produzem o som fantasmagórico ouvido em faixas clássicas de bandas como Led Zeppelin e, no Brasil, da banda mineira Pato Fu.




Fonte: Superinteressante